A BIJOIAS chega em 2024 apresentando as principais tendências e novidades que dominarão a estação mais fria do ano. Esta primeira edição do ano acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo
A ousadia e atenção aos detalhes se destacam nas coleções de bijuterias e semijoias que resgatam temas, como: a memória e a ancestralidade, o escapismo, o misticismo, o brutalismo e a delicadeza, inspiradas na Macrotendência Multifaces e suas quatro estéticas de design: Revivescencia, Admirabilis, Paradoxe e Maviosa.
Depois de alcançar um marco histórico de ser a única feira no mundo a realizar mais de 100 edições, a BIJOIAS, evento voltado para lojistas, revendedores, atacadistas e distribuidores, traz ao Centro de Convenções Frei Caneca, as versões dos acessórios que deverão compor os looks de diferentes estilos para o próximo outono/inverno.
A diretora da B8 Eventos e idealizadora da BIJOIAS, Vera Masi, comenta as principais transformações do mercado que aconteceram durante esses mais de 30 anos de história: “A BIJOIAS passou por uma mudança bem importante ao longo desse período: durante a pandemia, o mercado inteiro se viu obrigado a migrar para o digital por uma questão de necessidade, com isso o cliente só tinha acesso ao ambiente de maneira virtual, o que é diferente. E com o retorno dos eventos presenciais, nós percebemos que o nosso público gosta mesmo e tem prazer de estar na feira, de viver a experiência e sentir a energia do lugar, pegar e sentir as peças, ficar por dentro das novas tendências, das coleções, de olhar todas aquelas vitrines super produzidas, conhecer novos fornecedores, e isso tudo te envolve muito na hora da compra. Fora que o nosso evento proporciona um conjunto de ações idealizadas para receber a todos muito bem, e que para um lojista acaba sendo muito mais fácil e produtivo nesse formato”.
Sobre as constantes transições desse mercado, Vera aponta ainda as mudanças de comportamento por parte do público e consequentemente a dos negócios que vivenciou durante esses anos todos. “As bijuterias e os acessórios eram os destaques nas primeiras edições da BIJOIAS, porque as semijoias eram todas iguais, sem ter destaque nos looks, pois eram cópias de joinhas (correntinhas, medalhinhas e brinquinhos). Depois de alguns anos, as semijoias começaram a ganhar status e design e hoje em dia destacam-se no cenário de moda”, finaliza.
A cada edição, novos expositores de todo país participam da feira para mostrar que a criatividade e as diferentes referências trazidas por cada um, são apenas alguns dos sinais de que este é um mercado sem precedentes e em constante transformação. Já os mais antigos parceiros da feira e com certa tradição no meio, como a Nino Bran, marca tradicional de bijuterias e acessórios que expôs suas coleções em todas as edições paulistas do evento desde a primeira edição, em 1990, ou as marcas como Uso Obrigatório, Lazara Design e a tradicional fábrica de joias de prata Alinare, que somam, respectivamente, 92, 84 e 80 edições concluídas com sucesso no evento, foram algumas das responsáveis pela evolução nos processos de produção e em inovar na utilização de diferentes materiais na fabricação das peças.
Outros expositores com história na BIJOIAS e que acompanharam essa transformação no mercado são a Santa Prata, que iniciou as atividades na feira e depois de 78 edições realizadas, hoje ocupa o maior espaço do evento com 100m2, e a Monções Joias, que fabrica semijoias e peças de prata e possui 75 edições na conta.
As ações dos expositores também estão previstas para chamarem a atenção de quem passar pelo evento. A MAC Cosmetics, por exemplo, tradicional fabricante canadense de cosméticos e atua em mais de 120 países ao redor do mundo, que participa pela terceira vez da feira, preparou um super espaço no lounge central do Centro de Convenções Frei Caneca, onde vai disponibilizar profissionais para darem dicas personalizadas de maquiagem ao mesmo tempo que farão makes no público presente; para participar, basta agendar um horário. Vale lembrar que todos os convidados BIJOIAS terão 15% de desconto na compra dos produtos MAC Cosmetics e o valor da make será revertido em itens da marca: ou seja, a pessoa se maquia e ainda leva os produtos para casa.
Confira a seguir as principais tendências para o inverno desta temporada:
⦁ Revivescencia: A sustentabilidade, o sentimentalismo e a arte estão no centro deste tema, que ganha perspectiva nostálgica ao mesmo tempo moderna em peças maximalistas que resgatam a ancestralidade, a memória e a herança.
⦁ Admirabilis: Cores vivas e variedade de texturas e materiais com figuras de natureza que remetem ao escapismo e à fantasia.
⦁ Paradoxe: A natureza bruta é traduzida em elementos maximalistas que dão vida às formas imperfeitas e brutalistas. Destaque para a variedade de materiais, como pulseiras, colares e acessórios feitos em fibra de aramida resistentes ao calor, camadas de agulhas e borracha impressa em 3D.
⦁ Maviosa: Design delicado e suave, com tons neutros leves e brilhantes, e tons naturais ricos trabalhados em metal finamente sofisticados que traduzem elegância e feminilidade.