A 105ª edição da BIJOIAS – Novas Frequências –, a maior e mais representativa feira profissional de semijoias, bijuterias e acessórios da América Latina, acontece nos dias 8 e 9 de março, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Cerca de 90 expositores, entre tradicionais fabricantes e renomados criadores, já estão confirmados e se preparando para apresentar os principais lançamentos para a temporada de moda, com destaque para as semijoias, que são as protagonistas da estação, acentuando o fortalecimento de uma indústria crescente no País.

Vera Massi foto Tânia Müller

Para  Vera Masi, empresária e idealizadora da feira, a semijoia está em ascensão, com design inovador e materiais que combinam tradição e tecnologia. “Com o passar dos anos, a feira se transformou em uma verdadeira vitrine estratégica, promovendo o encontro de marcas, profissionais e varejistas em datas pontuais. Mais do que uma exposição de produtos, a feira se tornou um hub essencial para acelerar negócios, promover conexões valiosas e impulsionar o networking em um setor que vive em constante transformação e alta competitividade”, afirma.
“Estamos vivendo um momento de reinvenção no setor de acessórios e semijoias. A mistura de materiais como pedras, metais e até mesmo o uso criativo de resinas, vai dominar as vitrines e as passarelas. As peças precisam, acima de tudo, falar com as emoções e o estilo de quem as está usando”, complementa  “A indústria de acessórios está cada vez mais alinhada com os novos tempos, buscando não só o design de qualidade, mas também o impacto positivo nas escolhas dos consumidores”, finaliza Vera.

Entre as principais tendências desta edição estão as máxis peças, extravagantes e mais imponentes, como brincos e colares que chamam atenção pelo tamanho e geometria ousada; elementos religiosos, culturais e futuristas se combinam criando uma harmonia que une tradição e inovação; os acessórios conectam as pessoas ao infinito com formas orgânicas.
Outro ponto forte na composição de acessórios e semijoias são as pedras naturais em forma de cristais mais irregulares combinados com texturas orgânicas, criando um contraste entre o rústico e o sofisticado, protagonistas nas coleções deste ano. “As pessoas querem saber de onde vêm as peças que estão comprando e como elas são feitas. Isso impacta diretamente na forma como as marcas se relacionam com o consumidor”, acrescenta Vera .