Tudo pronto para o XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional , que acontece de 15 a 17 de setembro , no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Esta 16ª edição traz o tema central dos “5 S”, que visa assegurar não somente a Nutrição do Corpo Físico, a Nutrição do Solo e a Nutrição Espiritual, mas gerar uma energia vital capaz de nutrir nossas emoções e nossas relações sociais. Segundo a dra Valéria Paschoal, essa é a nutrição para as próximas décadas, essa é a nutrição da nova era.

O evento que é  realizado pela  VP- Centro de Nutrição Funcional, referência no ensino e pesquisa da Nutrição Funcional no Brasil, e que neste ano completa 23 anos, espera reunir 5 mil profissionais, nutricionistas, médicos e profissionais da gastronomia e da saúde de forma presencial, por dia. Esta edição contará com congressistas que  irão acompanhar o Congresso de forma virtual. Serão 78 palestrantes, mais de 90 expositores e muito network. Serão abordados  desde estudos do Solo à Nutrigenômica e Nutrigenética, passando pela estética, como os alimentos da sociobiodiversidade e orgânicos. O câncer será abordado com profundidade  e  olhar diferenciado, assim como doenças caridovasculares, diabetes e a nutrição infantil.

Dra Valéria Paschoal foto divulgação

Para  a Dra. Valéria Paschoal, nutricionista , fundadora e CEO da VP, “ Antes anutrição era baseada muito em cálculo das dietas, no valor calórico, no cálculo de macronutrientes, não que isso não seja importante, mas evoluiu muito relacionada às necessidades nutricionais de outras vitaminas e minerais, mas trabalhando muito no complexo bioquímico das relações metabólicas que tem o organismo humano  frente ao meio ambiente.  A Nutrição Funcional desde o início traz esse olhar, onde você tem um indivíduo exposto ao meio ambiente, que traz muitas substâncias químicas, os xenobióticos desde a poluição de agrotóxicos e a interferência nesse organismo, mas também todo o estresse que as pessoas estão submetidas no dia a dia. Essa interação do meio ambiente com o organismo, vem numa profundidade desde o início da Nutrição Funcional. Nos últimos 12 anos,a VP vem com uma bandeira muito forte, que abre outra visão, mostrando os cuidados que temos que ter nessa interação humano x meio ambiente”.disse

Valéria destacou ainda as expectativas para a edição de 2022 em relação a 2019 como otimista e inovadora. “A pandemia possibilitou que a tecnologia fosse usada de uma forma muito mais interessante, conseguimos entrar nas casas das pessoas, enquanto nutricionista, interagindo com as famílias com o atendimento nutricional, passamos a conhecer mais a relação que as famílias tem com seus hábitos alimentares no momento da refeição, conhecer o que as pessoas estão ingerindo. Então no aspecto nutricional a pandemia contribuiu bastante nessa interatividade. O Congresso traz então essa inovação, estaremos presencialmente, com todo o calor humano, relação que não podemos perder nunca, mas também pela primeira vez de forma híbrida, com os espaços presenciais lotados e os profissionais poderão participar online, acompanhando inclusive todas as 3 salas do Congresso”.

Segundo ela  cada vez mais estudos na temática espiritual serão valorados, inclusive está neste contexto de integrarmos mais as PICs que os nutricionistas podem usar outras  práticas, de acordo com a Legislação e Regulamentação ocorrida em 2021, para que o indivíduo consiga atingir uma saúde mais integral, uma saúde total.

Na Sala de PICS, com acesso gratuito, serão apresentadas várias práticas, como a Ayurveda, Florais de Bach, Jhorei, entre outras mostrando a importância da nutrição além das células. Isso abre novas perspectivas em termos de estudos científicos, mas também no aspecto social, que iremos trazer cada vez mais os impactos que as nossas escolhas têm na questão social, como podemos melhorar essas esculturas sociais através dos hábitos alimentares das pessoas.

Confira no https://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/