O Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, cuja realização estava inicialmente prevista para este mês, teve que ser postergado, em coordenação com os esforços de contenção da pandemia do coronavírus. A premiação, que acontece ininterruptamente desde 2001, acontecerá entre os dias 6 e 8 de outubro próximo, no Bourbon Atibaia Resort, SP, se as condições da saúde pública assim o permitirem.
As degustações da 19ª edição do tradicional CVDB vão transcorrer no Bourbon Atibaia Resort, localizado na estância climática de Atibaia, a cerca de 70 km da capital paulista. Como em todos os anos, os jurados avaliarão às cegas as cerca de 400 amostras de vinhos, espumantes e destilados, dentre os quais se destaca a brasileiríssima cachaça.
Apenas 30% dos produtos inscritos recebem medalhas de Prata, Ouro e Grande Ouro, de acordo com a pontuacão a eles atribuída pelo corpo de jurados. O júri é constituído de jornalistas especializados, do Brasil e do exterior, formadores de opinião, blogueiros e autores, além de enólogos, produtores e professores de enologia. Assim, além de funcionar como uma valiosa ferramenta de marketing ao produtor, o concurso também funciona como impulsionador dos valores de qualidade e reputação do produto brasileiro, não só perante o público nacional, como também internacional.
Considerado o prêmio mais importante atribuído à produção exclusivamente nacional de bebidas adultas, o CVDB atribui medalhas que, apostas aos rótulos das garrafas, funcionam como um aval de qualidade à bebida premiada. Isso acaba sendo um fator de decisão na hora da compra, funcionando como um poderoso estímulo no ponto de venda.