As 22 marcas de calçados que participaram da GDS, feira que aconteceu em Düsseldorf, na Alemanha, entre os dias 26 e 28 de julho, comemoram uma participação que deve render mais de US$ 25 milhões em exportações nos próximos seis meses. Atualmente a Alemanha é o 22º principal destino do calçado brasileiro, que é exportado para mais de 150 países no mundo. No ano passado, os alemães compraram quase 1 milhões de pares verde-amarelos, o que gerou mais de US$ 12 milhões para os fabricantes brasileiros.
Participaram as marcas : Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Marsalla, Beira Rio, Vizzano, Molekinha, Moleca, Modare, Piccadilly, Liliby, Sapatoterapia, Wirth, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Suzana Santos, Renata Mello, Art’s Brasil e Via Scarpa.
Viabilizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Conforme relatório da Abicalçados, a mostra alemã gerou a comercialização, in loco, de 826,8 mil pares de calçados verde-amarelos, que geraram quase US$ 7 milhões, mais do que o dobro da edição do ano passado.
“Nesta edição, com menos marcas participantes – no ano passado eram 29 – geramos um resultado melhor, o que demonstra a assertividade cada vez maior das coleções brasileiras”, comemora a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Patrícia Ledur. Segundo ela, para os próximos seis meses, aos negócios realizados in loco, devem ser somados outros US$ 18 milhões em negócios que foram alinhavados durante a feira. Em 2017 , a edição de lançamentos das coleções de verão, acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho.