A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE) vão realizar, nos dias 2 e 3 de abril, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil – St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50em Brasília, a 2ª edição do Brazil SuperFoods Summit – um evento internacional focado nos superalimentos, como Feijões, Pulses e Gergelim. Na abertura do encontro, às 8h30 do dia 2, as entidades oficializarão um novo convênio para promover a internacionalização do setor, com investimento total de R$ 3,5 milhões.
Entre o público confirmado para o evento estão profissionais de alto nível – importadores e exportadores – além de palestrantes membros do governo e convidados de países com potencial para importar produtos do setor. Representantes de mais 12 países estarão presentes para discutir o presente e o futuro desses superalimentos de forma sustentável.
O Brasil é o único país que tem três safras de feijão por ano. De acordo com a FAO, em 2022 o Brasil foi o segundo maior produtor de feijões secos do mundo, com 2,8 milhões de toneladas, atrás apenas da Índia. As vendas internacionais não apenas geram renda e emprego, mas também estimulam o plantio. Assim, a exportação dos excedentes contribui o controle dos preços e o abastecimento doméstico.