O ID:Rio Festival, criado em 2021, pelos the best casal Helena e Claudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior é a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e agora chega à capital do Estado. Multidisciplinar e 100% gratuito, o evento é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.
O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense, e conta com o apoio da Prefeitura de Niterói e do Shopping Plaza, correalização do Caderno Ela e realização da Equipe de Produção, responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.
A segunda edição do Festival distribuirá sua programação entre Niterói e Rio de Janeiro, reunindo shows, desfiles, jornada de conhecimento, exposição, podcasts e feira de design, moda autoral e gastronomia.
Entre os dias 26 e 29 de janeiro, o lineup do ID:Rio terá como epicentro, equipamentos em Niterói, com atividades no Espaço Cantareira, na Praça Zumbi dos Palmares e no complexo de cinemas Reserva Cultural Niterói.
Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o Festival cruza a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentará uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serve como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
Além de shows diários grátis no Espaço Cantareira, com grandes nomes da música do Rio, como Fernanda Abreu, Melim, Fernando Rosa e outros, o Festival apresenta desfiles exclusivos, reunindo marcas de diferentes polos confeccionistas do Estado do Rio de Janeiro, que vão do beachwear ao fitness, do jeans ao upcycling.
A retirada dos convites gratuitos para os shows será feita mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói. O acesso ao evento é recomendado para jovens a partir de 16 anos. Menores podem comparecer, desde que acompanhados pelo(a) responsável.
Para acessar o ID:Rio, basta apresentar o convite e entregar 1 kg de alimento não-perecível. O total arrecadado durante os 4 dias de programação, será doado integralmente ao projeto Niterói Solidária.
Na programação formativa, o Festival une forças com o Jornal O Globo e apresenta o Ela Fashion Summit, jornada de palestras e talks, realizados no complexo de cinemas do Reserva Cultural Niterói, também com inscrições gratuitas via Sympla. Toda a programação de palestras, desfiles e shows será transmitida ao vivo no canal do ID:Rio no YouTube: youtube.com/idriofestival
Também de 26 a 29 de janeiro, na Praça Zumbi dos Palmares, em Niterói, o Festival sedia o ID:Street, feira de moda autoral e design, com curadoria a cargo da plataforma Carandaí25 e destaque para a Casa Enel, que reúne o trabalho de artesãos de todo o Estado do Rio de Janeiro.
O ID:Rio 22/23 conta com o apoio da Prefeitura de Niterói e do Shopping Plaza, correalização do Caderno Ela e realização da Equipe de Produção, responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.