Com o SICC, Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, as expectativas de negócios do segmento de calçados leva agora no mês de maio, sua maior coleção, a primavera/verão, responsável por cerca de 70% de todo o volume comercializado no ano.
O evento vai receber a elite do varejo nacional e importadores de cerca de 30 países, de quatro continentes. Até agora os principais anúncios de desejos de compras vêm do exterior: o importador Mohamed Shahzad Khan, da Elixir United, da Arábia Saudita, que vem representando uma nova empresa de e-commerce, informa que vai comprar 200.000 dólares somente nos três dias de feira. Também o alemão Diethard Rudolph, da Diethard Rudolph Logistic & Distribution, que importa anualmente do Brasil cerca de 1,5 milhões de euros, vem ávido pelos produtos brasileiros. “Ano passado detectamos um novo fornecedor nesta feira. Ela é rica exatamente por esta diversidade de negócios”, acentua Rudolph.
Para Roberta Pletsch,“As nossas expectativas de uma grande feira estão cada vez maiores. A mobilização está muito grande especialmente dos importadores. Estamos assistindo à consolidação do nosso Grupo de Importadores, que é formado por representantes de nossos expositores que selecionam e convidam os compradores internacionais”, comemora a diretora de relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.
Selecionados pelo Grupo de Importadores estão profissionais de 23 países convidados e mais compradores de outros sete países que estarão na feira vindos por conta própria. Também esta feira vai marcar a estreia da Grécia entre os estrangeiros e o retorno de Barbados que estava ausente desde 2019. Presentes compradores estrangeiros da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Bahrain, Barbados, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Guatemala, Honduras, Kuwait, Líbia, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Canadá, Chile, Coréia do Sul, Itália, Maurícia, Palestina.