Nos corredores do Minas Trend , um dos maiores salões de negócios da moda brasileira, o segmento infantil começou tímido em 2023, e hoje ocupa um dos lugares de destaque na 33ª edição do evento, que ocorre de 8 a 10 de abril no BH Shopping, no Piso Ouro Preto em Belo Horizonte.
Com marcas confirmadas como Nike, Luluzinha, Lacoste, Abercrombie Kids, Precoce, Bibe, Reserva Mini e Keko Baby e desfiles exclusivos na temporada, o Minas Trend Kids mostra que crianças não são mais apenas acompanhadas pelos pais nas decisões de compra: elas influenciam, escolhem e movimentam um mercado que cresce a cada ano.
Nesta edição, o espaço dedicado à moda infantil reúne 47 marcas, das quais 44 participam dos desfiles, que impulsionam e fortalecem os negócios do segmento. O avanço é consistente e acompanha o potencial de um mercado que já representa 17% do setor têxtil brasileiro. Segundo Taciana Teodoro, diretora executiva do projeto, os números refletem um novo momento da moda infantojuvenil.
“Os desfiles têm um papel muito relevante nas vendas. Eles são exclusivos para lojistas e convidados e permitem que as marcas apresentem suas coleções de forma dinâmica e visual”, destaca Taciana.“As crianças têm cada vez mais poder de decisão, estão atentas a tendências e influenciam diretamente nas compras da família. As marcas precisam se comunicar com propósito, com personalização e cuidado na experiência. Já vejo o Minas Trend Kids como o maior evento de moda Kids, Baby e Teen do Brasil — e, em breve, uma referência mundial”, conclui.
As famílias brasileiras gastam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil por ano com moda infantil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste. Para Franciely Martins, gerente de projetos de negócios da FIEMG, o crescimento do Minas Trend Kids comprova a relevância comercial do segmento e reforça o papel do evento como elo entre indústria e mercado.
“O setor cresce aproximadamente 7% ao ano, chegando a representar 20% das movimentações do segmento moda, além de possuir importantes marcas mineiras, indústrias consolidadas, que reforçam o compromisso de geração de empregos no estado. A FIEMG, como representante da indústria de Minas Gerais, apoia e incentiva a participação desse e de outros setores no Minas Trend para impulsionar o crescimento da economia local e brasileira”, afirma.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apoio máster do Sebrae Minas, e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.