A 37ª edição da CASACOR São Paulo, acontece de 21 de maio a 28 de julho de 2024, no Conjunto Nacional, importante marco arquitetônico da cidade, localizado na Avenida Paulista, 2073, trazendo como tema “De Presente, O Agora”, convidando profissionais, público e todo o segmento a refletir sobre como as nossas decisões cotidianas impactam nas futuras gerações, afinal, sempre seremos ancestrais de alguém. A mostra ocupa um espaço de 9.000m² de área construída, com 69 ambientes, entre casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços dedicados a instalações artísticas, gastronomia e compras.
À frente de seu escritório homônimo, a arquiteta Daniela Funari, se inspirou na diversidade dos solos brasileiros para assinar o lounge de entrada, com a bilheteria do evento.Ao longo dos 130m² de extensão e do pé-direito duplo que compõem o ambiente de abertura, ela fará uma ode à diversidade da terra brasileira mapeada dentro de 13 classificações e tão marcante por suas cores quentes e intensas. Nomeado como Solos, o aprofundamento e as referências tão expressivas que Daniela mergulhou compõem eximiamente o projeto que eleva a magnitude para a manutenção da vida e o equilíbrio do ecossistema terrestre. os revestimentos claros do piso e o formato orgânico do espaço se conecta com as dunas e as areias do Nordeste e do Tocantins, no Norte país; o terracota quente das paredes exaltará a ligação com as terras vermelhas do interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais; enquanto os canteiros de pedras e as rochas em exposição homenageia nossos costões rochosos avistados desde o Maranhão ao Rio Grande do Sul. Arrematando as composições arquitetônicas, Daniela evidencia artistas célebres brasileiros para criar uma sincronia com a decoração da entrada: o trabalho têxtil de Mauro Frazão, o design de Rapha Preto e a contemporaneidade de Annike Limborço.
Pela primeira vez a Feira na Rosenbaum participa da CASACOR SP, como a loja oficial da mostra de arquitetura, arte, paisagismo e design de interiores, o espaço de 55 m2 assinado pelo escritório Blaia e Moura Arquitetos conta com cerca de 70 criativos que mostrarão seus trabalhos na loja por meio de uma grande variedade de peças, objetos e acessórios feitos a mãos que foram selecionados para dialogar com o tema “De presente, o agora” Entre os destaques, estúdios e coletivos de diferentes regiões do Brasil figuram na lista que apresentam seus trabalhos na mostra, como a Central de Artesanato do Ceará – também conhecida como Ceart (CE), Nando Portela (PE), Virgínia Boher (SP), Breve Cerâmica (SP), Lu Barros (SP), Mano de Baé (PE), Celio F. Sousa (CE), Coração de Íris (PE), Voador Tecelagem (RJ), Zsolt (RJ) e Sagrado Barro (AC), o que reafirma a proposta inicial da Feira na Rosenbaum de ser um encontro que reúne artistas e designers independentes para levar ao público criações autorais com identidade brasileira, com curadoria de Cris Miranda Rosenbaum. O projeto do ambiente assinado pelo escritório Blaia e Moura Arquitetos, de Lucas Blaia e Bruno Moura, leva o nome de A Resposta, por aliar a contemporaneidade ao encanto do artesanal, refletindo uma brasilidade autêntica em cada detalhe, seja no design ou mesmo na cuidadosa escolha das fibras e texturas atualizadas.
Luciano Zanardo retorna à CASACORSP 2024 com a inspiradora “Praça Tekohá” Em sua 5a participação, traz um convite à reflexão e conexão com a natureza , em um espaço de 129m2 , onde Zanardo e sua equipe expressam o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.Inspirado pela filosofia guarani que enxerga a terra como um lugar de vida e convivência com todos os seres que nela existem, Zanardo traz à vida a “Praça Tekohá”.
O termo “Tekohá”, em guarani, significa “o lugar onde somos o que somos”, capturando a essência da integração humana com a natureza, fundamental na cosmovisão indígena. A “Praça Tekohá” oferece uma experiência imersiva e sensorial, destacando-se pela iluminação da lighting designer e arquiteta Alice Izumi, em parceria com a Natilux, que ressalta o paisagismo em vasos, plantas e mobiliário, além da grande obra “O tronco” do fotógrafo Marcelo Menezes, posicionada estrategicamente na parede do hall. O paisagismo contempla vegetação tropical exuberante em vasos vietnamitas da marca Organne. O piso da praça é um grande deck em cumaru, madeira certificada, que convida os visitantes a percorrerem o espaço com conforto e harmonia. Além do deck, um dos destaques é uma parede em muxarabi no hall de entrada da praça, também em madeira cumaru, proporcionando um contraste visual único, junto a Fazenda Deck.A escolha do mobiliário da marca Areka’a desempenhou um papel crucial na elaboração do projeto. Os móveis, construídos a partir de árvores caídas na mata que já cumpriram seu papel na natureza, representam uma verdadeira obra de arte que retorna aos ambientes. Essa abordagem ressalta a utilização do principal recurso natural renovável,a madeira, em harmonia com os princípios de sustentabilidade da “Praça Tekohá”.
O arquiteto Marcelo Salum, reconhecido por contar sua habilidade única em contar histórias por meio do design arquitetônico, no espaço proprietário da Duratex, patrocinadora oficial da CASACOR SP 2024, el traz o tema As rosas falam, que replete a delicadeza e a força do feminino a partir das flores. As rosas são as representantes numa narrativa espacial que ecoa ainda a complexidade e a sutileza do feminino. Trata-se ainda de um tributo da canção de Cartola, “As rosas não falam”. Os painéis da Duratex, são destaque , onde o padrão Bétula, da linha Thera, pertencente ao porfólio da coleção Harmonia, envolve a maior parte do espaço, como uma pétala que abraça o piso, parede e o teto.
Confira
Horário bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h | Domingos e Feriados das 11h às 19h
Horário de funcionamento do evento: Terça a Sábado das 12h às 22h | Domingos e Feriados das 11h às 21h
Valores totais dos ingressos: De terça a domingo e feriados – R$110,00 (inteira) e R$ 55,00(meia entrada)