A partir de amanhã, dia 14 de setembro, quem estiver por São Paulo poderá conferir, gratuitamente, sessões de cinema com clássicos de Charlie Chaplin. O projeto intitulado Cine Chaplin acontecerá no o_teatral, que fica na Rua Coropé, 88, em Pinheiros, e contará com a exibição dos longas “O Garoto”, “Vida de Cachorro”, “Vagabundo” e “Circo”, às sextas, às 16h e aos sábados, às 00h20, até o dia 28 de setembro.
Com direção geral de Claudia Raia, atriz e produtora com mais de 30 anos de carreira, o _teatral surgiu com o objetivo de promover o aculturamento das pessoas por meio do teatro, mas em um formato totalmente inovador e multidisciplinar. Inaugurado em agosto, o espaço estreou sua programação com o aclamado espetáculo “Chaplin, o Musical” – em cartaz até o dia 30/09, e agora, seguindo a proposta de realizar uma verdadeira imersão cultural no tema de cada espetáculo, apresenta o Cine Chaplin.
O _teatral é norteado por 7 pilares – gastronomia, dança, música, cultura contemporânea, teatro, esporte e audiovisual. Os filmes foram selecionados pela atriz Ingrid Guimarães e pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que são responsáveis pela curadoria do pilar audiovisual, sob direção de Claudia Raia.
“A ideia de trazer clássicos do gênio Charlie Chaplin é justamente proporcionar ao público a experiência multidisciplinar que o nosso espaço visa oferecer. Aqui, além de assistir ao musical, as pessoas poderão ver as obras de Chaplin e ampliar seu conhecimento”, explica Claudia que elege o filme “O Garoto” como seu favorito da seleção.
. “Quem for ao_ teatral pode esperar uma experiência. O que a gente está tentando fazer é que, quando as pessoas entrem lá, elas se transformem, mudem de atmosfera, sejam recebidas pelo lúdico, e ali está a transformação”, explica Claudia Raia.
São sete pilares que norteiam: gastronomia, dança, audiovisual, música, cultura contemporânea, teatro e esporte. Claudia reuniu um time de profissionais experientes para pensar cada um desses itens de forma teatral, criando uma agenda única e diferenciada de qualquer outro espaço no país. Para cada pilar, dois curadores foram recrutados, profissionais com vasta experiência em cada um dos campos. São eles: Carlos Bertolazzi e Mariella Lazaretti (gastronomia); Ana Botafogo e Rodrigo Pederneiras (dança); Rubens Ewald Filho e lngrid Guimarães (audiovisual); Adriana Calcanhotto e Rogério Flausino (música); Thalita Rebouças e Fernanda Souza (cultura contemporânea); Beth Goulart e José Possi Neto (teatro); Fernanda Gentil e Felipe Andreoli (esporte).
De 14 a 28 de setembro de 2018.
Rua Coropé, 88. Dentro do Complexo Aché Cultural, a 800m do metrô Faria Lima (linha amarela).
Horários: sextas-feiras, às 16h. Sábados, às 00h20 (de sexta para sábado)
Gratuito (ingressos serão distribuídos no foyer do terceiro andar do local)
Recomendação livre.