No começo de 2019, o instituto de pesquisa internacional Euromonitor elencou, entre as tendências em alimentação, os alimentos livres de glúten e lactose, orgânicos, fortificados, funcionais, probióticos e energéticos. O instituto apontou também, entre outras tendências , o consumo consciente, o veganismo e o bem-estar animal para além das indústrias de alimentos, cosméticos e moda.
Estes indicadores, na verdade, já estão bem consolidados e se refletem na maior oferta das empresas para atender os consumidores. A própria Euromonitor revelou em pesquisa que o segmento de produtos saudáveis – onde se enquadra todo alimento ou bebida com ingredientes livres de glúten e lactose, com redução ou supressão de componentes não saudáveis e que possuem características benéficas e certificação orgânica – movimentou R$ 92,5 milhões no Brasil em 2017, um incremento de 9,5% sobre 2012. A expectativa é que o faturamento continue crescendo em pelo menos 3% até 2022.
Principal encontro do universo sustentável no País, a NaturalTech – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, da Francal Feiras, que acontece de 5 a 8 de junho, no Anhembi, em São Paulo, confirma de forma concreta este crescimento e registra aumento de 54% da área na edição deste ano na comparação com 2018, com adesão de mais de 128 novos expositores e aumento no tamanho dos estandes dos expositores tradicionais.
O evento conta com uma programação ampla e diversificada a seus visitantes, com fóruns, seminários, palestras, aulas e workshops que visam a ampliar a experiência de profissionais e consumidores com o universo sustentável. Além dos negócios realizados nos estandes, e as Rodadas de Negócios, reuniões pré-agendadas e realizadas num ambiente reservado fora dos estandes. Em 2018, as Rodadas, em conjunto renderam 399 reuniões entre 149 empresas expositoras e 19 compradores, com expectativa de quase R$ 16 milhões em negócios para os 12 meses seguintes.
Simultaneamente acontece o Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, principal evento brasileiro voltado para o desenvolvimento da cadeia de produtos orgânicos certificados, o que colabora para criar um ambiente de negócios completo em prol da sustentabilidade.
Em função do caráter de negócios das feiras, neste ano o primeiro dia, 5 de junho, será aberto exclusivamente para lojistas e profissionais das áreas de saúde, nutrição, esportes, entre outros. Os demais dias são abertos a todo o mercado e também ao público em geral.