Compreender a potência do microempreendedorismo de moda no estado do Rio de Janeiro requer olhar para a cadeia produtiva sob a ótica de um cenário em constante transformação. No segmento de varejo online, por exemplo, em 2024, pequenas e médias empresas no estado faturaram R$ 356,5 milhões — um crescimento de 43% em relação a 2023, segundo dados da SEDEICS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços).
Desse total, o segmento que mais faturou foi o de Moda (R$ 125 milhões), seguido por Acessórios (R$ 40,5 milhões), Joias (R$ 19 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 14 milhões). Com base nesses índices, a edição 2025 do festival ID:Rio preparou uma programação 100% gratuita, composta por desfiles, shows, palestras e feira de design e microempreendedorismo — com foco em movimentar e promover toda a cadeia produtiva da economia criativa dos municípios onde atua diretamente. Criado em 2021, o ID:Rio chega à sua 4ª edição em 2025, reforçando seu vínculo com a energia criativa que move o estado, por meio da afirmação: “Empreender é nossa praia”. O empreendedorismo de moda no Rio de Janeiro é uma tradição que se soma ao perfil inovador e altamente produtivo do estado.

Claudio e Helena Silveira foto Tânia Müller
Para o diretor-geral do festival, Claudio Silveira: “O compromisso do ID:Rio sempre foi o de incentivar atitudes inovadoras para toda a indústria criativa no estado, promovendo o desenvolvimento das cidades por meio de uma economia mais inteligente, com especial atenção ao microempreendedorismo”. Além de oferecer, de forma gratuita, uma programação multidisciplinar, a diretora executiva do evento, Helena Silveira, lembra: “O evento é um presente para as cidades que o recebem, já que movimenta praticamente todos os setores: do turismo aos serviços, da cultura ao comércio”
Desde o dia 11 até o dia 27 de abril, o ID:Rio 2025 realiza ações em dois municípios reconhecidos como polos produtivos de moda no estado do Rio: Petrópolis e Niterói. A programação inclui atividades como desfiles autorais e colaborativos, palestras, talks, shows, feira de design e moda, além de uma mostra gastronômica. A primeira etapa do evento acontece na região serrana, em Petrópolis, de 11 a 13 de abril, ocupando o Palácio de Cristal. O espaço recebe uma edição pocket do ID:Rio Fashion Fair, um mercado criativo com 20 marcas e designers locais, com foco em “see now, buy now”.
No lineup de desfiles, Petrópolis recebe apresentações colaborativas reunindo marcas da Rua Teresa e dos polos confeccionistas de Bingen e Itaipava, além de desfiles com foco em sustentabilidade (Errejota Collab) e moda autoral experimental (Senai Nova Friburgo).
Já em sua etapa em Niterói, de 25 a 27 de abril, apresentará, além dos desfiles e das palestras do Enel Summit, uma programação com shows e a primeira edição completa do ID:Rio Fashion Fair, reunindo marcas fluminenses. No lineup, a sala de desfiles receberá apresentações das marcas Kopsch Brand e CCM, além de iniciativas autorais, como o desfile de upcycling de Almir França, e sociais, como o Projeto Bolha e a OCA – Arte Brasileira.
No dia 26 de abril, também realizará um momento especial de agradecimento ao Clube Central de Icaraí, celebrando a energia criativa do empreendedorismo fluminense e os 105 anos dessa instituição, símbolo de Niterói. A programação de shows será atualizada em breve, mas o evento contará diariamente com sunsets comandados por DJs convidados e apresentações de bandas locais e nacionais — tudo de forma gratuita.
O ID:Rio 2025 é apresentado pela Enel com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Festival conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis e da Secretaria Municipal da Mulher de Niterói e do Clube Central de Icaraí, com realização da Equipe de Produção