A Airbus Helicopters entregou o primeiro ACH160 do mundo a um cliente no Brasil na véspera da 17ª edição da Annual Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (LABACE) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O monoturbina será, oficialmente, o primeiro H160 a voar na América Latina.

“Estamos muito orgulhosos que o primeiro ACH160 do mundo tenha sido entregue aqui no Brasil, e esperamos ver a sua silhueta distinta e elegante voando pelos céus de São Paulo, afirmou Jean-Luc Alfonsi, Diretor Geral da Airbus Helicopters da subsidiária de clientes brasileiros, Helibras. “A Helibras é líder no segmento brasileiro de helicópteros executivos de turbina e estamos confiantes que o ACH160 irá estabelecer novos padrões para consumidores e operadores que queiram fazer uma escolha diferenciada em termos de segurança, conforto e desempenho.”

foto Alisson Demetrio

De acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), mais de 2.500 aeroportos e 1.300 heliportos no Brasil utilizam serviços de aviação corporativa com jatos, turboélice, aviões de pistão e helicópteros. “O mercado da aviação geral em crescimento é crucial para aumentar a produtividade econômica e social, bem como para manter a conectividade aérea do país”, destaca Alfonsi.

O ACH160 é o mais recente membro da família ACH e o helicóptero mais avançado e tecnológico da sua classe. A aeronave tem um volume por passageiro 20% maior em comparação com os helicópteros médios da geração anterior, janelas 35% maiores que as de seus concorrentes, resultando na cabine mais bem iluminada de sua categoria, e consumo de combustível 15% menor que seu concorrente mais próximo.

A família  foi desenvolvida em três versões – Line, Line with Lounge package, e Exclusive – para satisfazer as diferentes necessidades deste exigente mercado, com diferentes níveis de personalização e sofisticação inigualável para melhor se adaptar ao estilo de vida de cada cliente. O design do ACH160, reivindicando sessenta e oito novas patentes, sinaliza a inovação que supera as expectativas. O monoturbina vem com dispositivos de segurança melhorados e estabelece um novo padrão para o conforto dos passageiros. As inovações incluem o Fenestron inclinado para uma maior carga útil e uma posição plana em voo, além das lâminas de rotor Blue Edge, redutoras de som para operações mais silenciosas