A 33ª edição do Minas Trend,um dos principais eventos de geração de negócios da cadeia produtiva da moda no Brasil , aconteceu entre os dias 8 e 10 de abril, no BH Shopping, um dos mais tradicionais  centros de compras  de Minas Gerais.  Nesta edição, o evento contou como  tema “Olhe. Olhe de novo”, sendo esta a maior edição já realizada. No Salão de Negócios,  151 marcas expositoras dos segmentos de bolsas e calçados, joias e bijuterias, vestuário feminino, moda masculina (novidade), lingerie, moda praia, sleepwear, além do segmento infantil, por meio do Minas Trend Kids. Pela primeira vez, parte da programação foi  gratuita e aberta ao público, incluindo palestras com especialistas renomados do setor, com temáticas que passaram por sustentabilidade, branding, estratégias de venda, comunicação, tendências e valorização cultural, os encontros proporcionaram uma verdadeira imersão em temas atuais e estratégicos para toda a cadeia produtiva da moda, e desfiles do Minas Trend Kids.  Cerca de 1.890 pessoas participaram das atividades abertas ao público, que reuniram oito desfiles e sete palestras com especialistas renomados do setor.

foto Tânia Müller

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, deu início à solenidade de abertura dando ênfase ás novidades da edição, como o número maior de estandes e a presença da moda masculina, além da consolidação do BH Shopping como a casa definitiva do Minas Trend. “Aparamos algumas arestas em relação à primeira edição realizada aqui, em outubro do ano passado, e agora tenho certeza de que o público vai se sentir ainda mais à vontade e ter uma experiência completa. O BH Shopping é um dos maiores e mais movimentados centros comerciais da capital mineira, com um grande fluxo de pessoas e facilidades, como estacionamento, praça de alimentação, maior segurança e um grande espaço, que nos permitiu montar a maior edição de todos os tempos”, ressaltou. “Quero agradecer ao SEBRAE e à CODEMGE, nossos grandes parceiros. Sempre reforço que a junção do setor produtivo e do estado são essenciais para o sucesso de qualquer iniciativa”, completou.

 

Segundo Simone Fiorello “O Minas Trend tem pilares sólidos que se entrelaçam à essência do BH Shopping, entre eles estar na vanguarda das principais tendências da moda brasileira. Recebê-lo pelo segundo ano consecutivo é, sobretudo, uma oportunidade para nos reafirmarmos como agentes de cultura, inovação e geração de negócios”, destacou a superintendente do mall

De acordo com o Panorama Setorial da Indústria da Moda em Minas Gerais, em 2024 o setor movimentou uma receita líquida de vendas de R$17,24 bilhões e destacou-se na exportação em  mercados importantes como Estados Unidos, Vietnã e China.

Flávio Roscoe foto Tânia Müller

 “A indústria da moda em Minas Gerais é um dos pilares da nossa economia, com mais de 8 mil empresas gerando mais de 121 mil empregos diretos. Além da força produtiva, o setor se destaca pela criatividade, pela capacidade de exportação — que ultrapassou os 193 milhões de dólares — e pela geração de receita para o estado. Valorizar e realizar a moda mineira é investir no desenvolvimento econômico sustentável, na inovação e na identidade cultural de Minas”, afirmou  o presidente da FIEMG.

Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (SINDIVEST-MG), disse não ser fácil promover um evento desta magnitude, mas que através da determinação e dedicação do presidente  da FIEMG e de toda a equipe, se superam a cada edição e contribuem para fortalecer e movimentar a cadeia produtiva da moda mineira”.

Liana Portilho, diretora jurídica da CODEMGE salientou ser fundamental a parceria com a indústria criativa, que cada vez mais movimenta o mercado. “Nosso negócio é fazer Minas crescer. Essa é uma edição pujante, que impulsiona toda uma cadeia de negócios. Temos orgulho de estar ao lado da FIEMG, fomentando o desenvolvimento de todo o estado”, afirmou.

O  SEBRAE Minas marcou presença como parceiro master . A instituição viabilizou a participação de 40 micro e pequenas empresas de diferentes segmentos — como calçados, bolsas e vestuário — em um dos maiores salões de negócios do país.Para Douglas Cabido, diretor técnico do Sebrae Minas,“entidades fortes e unidas contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, ressaltou.

A empresária Marcia Kemp, fundadora e diretora criativa da Nannacay, marca de bolsas e acessórios artesanais, foi uma das palestrantes convidadas e destacou a potência da troca de experiências proporcionada pelo evento:“Palestrar no 33º Minas Trend foi uma experiência extremamente enriquecedora. Em um ambiente que valoriza tanto o design inovador quanto o artesanato, pude reafirmar e compartilhar o propósito da Nannacay: resgatar e valorizar as tradições artesanais enquanto impulsionamos a visibilidade e o empoderamento das comunidades com as quais trabalhamos”, afirmou a executiva

Nannacay-Foto Tânia Müller

 

O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), apoio máster do Sebrae Minas, e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.