A ABF – Associação Brasileira de Franchising acaba de anunciar as marcas do Estado do Rio chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2020. Pioneiro e principal distinção do mercado brasileiro de franquias, o SEF chega a sua 30ª edição. O Estado do Rio mostra a representatividade no franchising e ganha destaque também com 24 redes premiadas.
Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, a cada ano as marcas estão se profissionalizando ainda mais e, com isso, o franchising evolui. “O Selo de Excelência da ABF é uma grande referência para o mercado do País. Mesmo num ano ainda de instabilidade, o franchising fluminense mostrou a qualidade em seus produtos e serviços. Além de ser uma honra, serve como um estímulo para todas as franquias melhorarem ainda mais”, destaca
Marcando seu 30º aniversário, o SEF traz uma novidade: o Prêmio Evolução da Performance. A ABF homenageará com um troféu especial a rede que obteve a maior variação positiva na nota final da pesquisa em relação ao ano anterior. A premiação desta categoria, começou com uma rede carioca. A Yes! Idiomas alcançou maior variação positiva na nota final obtida no SEF 2020 em relação a 2019. O novo indicador visa a distinguir a marca por seus esforços em melhorar a performance global que leva em conta aspectos operacionais, econômicos e de relacionamento com seus franqueados no período.
O SEF é dividido em quatro categorias: Pleno, que integra redes a partir de 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos operando no franchising; Sênior: marcas com no mínimo 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: franquias que possuem ao menos 30 franqueados, 60 unidades e atuam no setor há mais de 10 anos; e Mega, que envolve marcas que contam com no mínimo 100 franqueados, 200 unidades em operação e que operam no franchising há ao menos 15 anos.
A Pesquisa do SEF 2020 foi aplicada pela Nielsen, um dos maiores institutos de pesquisa global, que atua em 100 países há mais de 50 anos. A partir deste ano, as entrevistas passam a ser 100% on-line, não mais por telefone. Dessa forma, o processo se tornou mais ágil e amplo, integrando a política de intensificação da transformação digital implantada pela ABF. Nesta edição, 200 marcas foram chanceladas.
A celebração do Selo de Excelência em Franchising ABF e a entrega dos troféus às marcas chanceladas feita tradicionalmente numa cerimônia no mês de abril foi cancelada em razão da pandemia do novo coronavírus. As redes selistas receberão seus troféus em suas respectivas sedes.