A ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolo divulgou  dados da pesquisa sobre hábitos de consumo do produto, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel,durante a realização do Salão do Panetone 2018, que apresentou os principais lançamentos da Arcor, Florio, Nestlé, Ofner, Panco, Parati, Romanato, Santa Edwiges, Siena Alimentos e Village, que  levaram o que há de mais novo em sabor, cobertura, textura e embalagens .

Seja de frutas, gostas de chocolate ou recheado, entre diversos outros tipos, este alimento está presente em 53% dos lares brasileiros. Ou seja, mais de 29 milhões de famílias consumiram panetone entre novembro de 2017 e janeiro deste ano. Neste período, o volume de vendas foi de 39 mil toneladas, 13% a mais que o ano anterior (2016/2017). Em faturamento, a categoria movimentou R$600 milhões.

O estudo analisou sete macrorregiões segmentadas: a Grande São Paulo é responsável pelo maior consumo deste alimento no Brasil (22%) – cerca de 8,4 mil toneladas. Em seguida aparecem Norte e Nordeste (18%), Sul (16%), Interior de São Paulo (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), Grande Rio de Janeiro (9%) e, por fim, Centro-Oeste (8%).

Os panetones tradicionais, de frutas e gotas de chocolate, representaram 78,2% das vendas, enquanto que os recheados e sem frutas corresponderam a 17,4% e 4,4%, respectivamente. Ainda de acordo com a Kantar, dezembro foi o mês de maior penetração da categoria e 21,4% dos domicílios foram presenteados com o produto no Natal de 2017. A pesquisa também apontou que o volume de panetones se concentra em lares com shoppers mais maduros (mais de 40 anos), famílias pequenas (uma ou duas pessoas) e de classes altas (A e B).

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Segundo o presidente da ABIMAPI, Cláudio Zanão,  o salão permitiu a divulgação dos fabricantes, bem como uma excelente fonte de informações sobre o que está acontecendo no mercado. “Reunimos as principais marcas do setor para apresentar este produto sazonal, que desperta a memória afetiva das festas de fim de ano. A indústria inova com sabores diferenciados e embalagens personalizadas, tornando o panetone um alimento especial não só para as ceias, mas uma excelente opção de presente”, disse o executivo.