A Abit mobilizou deputados federais e senadores membros da Frente Parlamentar Mista Mista José Alencar pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção, da 57a Legislatura, para um encontro com empresários do setor. A reunião foi realizada em Brasília (DF), no dia 30 de agosto.

O presidente da Abit, Ricardo Steinbruch, reforçou a importância do apoio dos membros da Frente aos pleitos apresentados pela Associação. “Conclamo os excelentíssimos parlamentares a unirem esforços conosco para criar um ambiente propício ao crescimento da indústria têxtil e de confecção. Somente com a colaboração e o compromisso mútuo poderemos garantir que nossa nação alcance novos patamares de desenvolvimento e prosperidade”, disse.

O deputado federal, Eduardo Bismarck (PDT/CE), presidente da Frente na Câmara, enfatizou empenho na condução das atividades. Agradeço a oportunidade de estar nessa missão, pois é uma honra liderar a Frente dessa indústria tão relevante para o Brasil. Temos um grande trabalho pela frente e nosso mandato está à disposição para colaborar”, declarou. “Quero estreitar os laços com as empresas associadas à Abit e conhecer melhor o setor, entender as dores regionais. Através desse relacionamento, podemos crescer. Estarei na linha de frente lutando por vocês”, acrescentou Bismarck.

O vice-presidente da Frente na Câmara, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos/SP), também prestigiou o evento. “É uma grande satisfação poder estar nesse encontro. Vejo que as prioridades legislativas da Abit estão em consonância com pautas do Parlamento. Desoneração da folha de pagamento e reforma tributária, por exemplo, já estão em andamento no Congresso. E a Câmara está empenhada em avançar na reforma administrativa”, citou.

 

“Estamos falando de um setor que gera empregos e tem contribuído para a economia do Brasil. Contem com o meu mandato, contem comigo”, disse a deputada federal Enfermeira Ana Paula (PDT/CE). A deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) ressaltou que a indústria têxtil e de confecção é fortemente impactada com as importações provenientes de plataformas digitais. “O setor está sendo atingido com essa prática”. O mesmo ponto foi comentado por empresários do setor de diversas regiões do Brasil e que participaram do encontro.

Após a reunião com os membros da Frente Parlamentar, aconteceu a reunião do Conselho de Administração da Abit e de Diretoria do Sinditêxtil-SP. Na pauta, temas de interesse do setor têxtil e de confecção. Mario Sérgio Carraro Telles, gerente Executivo de Economia da CNI, tratou sobre Reforma Tributária – Avanços e Desafios. Já Gustavo Tavares, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação do MDIC e Sergio Velho, Chefe de Divisão no MDIC abordaram a Política de Neoindustrialização do Brasil. Alexandre Furlan, presidente do Comitê de Relações Trabalhistas da CNI, comentou sobre Temas Trabalhistas e Negociações Coletivas. FAT/RAT – Ruído Fabril foi o tema apresentado por Luciana Nunes Freire, diretora Executiva Jurídica da FIESP.