A multinacional japonesa e referência na produção de aminoácidos, Ajinomoto do Brasil, começou a usar o SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) para aprimorar sua gestão da cadeia de suprimentos, reduzir os dias de estoque e melhorar o atendimento ao cliente, levando em consideração previsão, custo e incertezas de oferta e demanda. Após a implantação da solução, a empresa já colhe resultados, com o aumento da previsibilidade de vendas em 18%.
O projeto faz parte do programa de transformação digital da empresa, que além de atualizar o seu ERP (Enterprise Resource Planning), implementou vários sistemas em nuvem como SAP Ariba, SAP SuccessFactors e SAP Cloud for Customer. O SAP IBP ajudou a empresa a centralizar todo esse processo de digitalização.
Segundo Ellen Bremm, vice-presidente de Digital Supply Chain da SAP Brasil.,“A Ajinomoto é um dos nossos principais clientes e ficamos muito satisfeitos com os avanços do uso das nossas tecnologias, em especial o SAP IBP, para o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos e do crescimento dos negócios”, afirma
Um dos desafios da implementação do sistema foi a particularidade da Ajinomoto do Brasil, que reúne seis empresas diferentes. Assim, os profissionais padronizaram especificações para cada unidade de negócio. O esforço vem sendo compensado pela simplificação nas áreas, com redução de trabalho por conta da automação dos processos e tomadas de decisões mais rápidas, baseadas em dados.
Para Carlos Nascimento, gerente do Centro de Serviços Compartilhados (SCM) da Ajinomoto.“Conseguimos otimizar quando temos uma gestão voltada a dados, com indicadores apurados, desenho de cenários e previsibilidade dos nossos objetivos. Os softwares da SAP têm ajudado a nos diferenciar no mercado”, afirmou
Hoje, 93% das matérias-primas da multinacional japonesa já passam pelas ferramentas da SAP. A evolução trouxe mais visibilidade para a gestão de insumos, produtos acabados e semiacabados. A companhia ainda vai implementar outros softwares como o SAP Sustainable Control Tower, que ajudará na medição das emissões de carbono, reforçando a sua estratégia ESG.