Uma noite especial com menu selvagem, natural e sustentável, harmonizado com vinhos americanos, foi o que a Alasca SeaFood Brasil, fez no restaurante Tarsila,do Hotel Intercontinental em São Paulo. Presentes Ricardo Zuniga, Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o Ministro Conselheiro de Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Clay Hamilton, José Madeira, manager director da River Global e representante no Brasil da Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI) , Chanda V. Berk, Cônsul para Assuntos de Agricultura e Fabiana Fonseca Senior Agricultural Marketing Specialist.
“Esta é uma oportunidade de podermos falar dos peixes selvagens do Alasca , o programa Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI), que atua de maneira central no posicionamento competitivo da indústria pesqueira do Alasca no mercado de produção de alimentos, está completando 5 anos e um dos maiores desafios foi trazer os peixes para o Brasil. O processo de registro junto ao Ministério da Agricultura brasileiro, foi moroso e contou com o apoio do Departamento de Agricultura da Embaixada Americana, em Brasília.’ disse José Madeira
Ainda segundo o executivo, o trabalho da ASMI ( uma parceria público-privada entre a indústria pesqueira do Alasca e o Estado do Alasca, Estados Unidos, responsável por fomentar o desenvolvimento econômico da indústria pesqueira e por promover estes produtos) é trazer os peixes via direta dos Estados Unidos para o Brasil. Todo o produto é “frozen on board” , pescado e congelado nos próprios navios fábricas, onde se tiram as vísceras, as cabeças e são congelados a menos 40, 60 graus sem passar por intermediários para o mercado internacional. Com relação á expectativa de crescimento ” O programa ASMI surgiu em decorrência de uma pesquisa que fizemos do consumo de peixes no Brasil. Há uma década atrás se consumia 5 k per capita. Hoje está em torno de 10 per capita, isto é dobrou , pois teve uma migração para esta proteína. A tendência do consumo é subir, porque a Organização Mundial de Saúde, recomenda, no mínimo 12 k per capita . A média mundial hoje é em torno de 18k, e tem países, como Portugal , que é 60k, a China e Japão, 80k. Com isso temos um espaço grande para crescer o mercado para todos . A questão é trabalhar e mostrar para o consumidor brasileiro a diferença dos peixes selvagens Começamos com 5% do mercado e hoje trazemos 95%” afirmou
Para Ricardo Zuniga, Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo, “Este produto é diferenciado e por isto tem um sabor especial , é um segmento que tem muito para expandir . O objetivo do USDA é dar informações e manter um diálogo produtivo sobre questões que são de extrema importância para os setores de ambos países. A ASMI possibilitou que variados peixes e frutos do mar do Alasca já estejam disponíveis em redes supermercadistas e restaurantes em todo o país. Para nós o Brasil é um mercado consumidor atraente, por ser muito grande e regional, sendo que a região brasileira que mais consome peixe é a Norte / Nordeste . Trazemos também outros produtos como concentrados de chá ou de mate, vinho, peras (frescas) , cerveja de malte. wiskey, vinhos, entre outros produtos “ afirmou
A diferença entre os peixes selvagens, que não se alimentam de rações, não são mantidos em tanques, não são confinados e por isto tem um percentual inferior de gordura e os encontrados no Brasil de cativeiro, é mostrada com um trabalho de divulgação feito com os chefs de cozinha. Na festa foram condecorados os chefs: Yan Corderon, Guga Rocha, Carla Elage, Max Abdo, Roberto Satoro, Alexandre Saber, Jorge Koshoji e Marcel Sasaki . A idéia e ampliar o projeto “O Brasil só conhece um tipo de salmão, nós temos 05 espécies . Estamos falando de peixes selvagens e não de cativeiro. São especiais e por isto o preço varia, pois tem um diferencial” explicou Madeira
A cor vermelha da carne é gerada pelo pigmento Astaxantina, absorvido quando o peixe se alimenta de camarões. O salmão permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar, suportando temperaturas baixas em água doce ou salgada.É um poderoso antioxidante que ajuda a prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias, e atua no sistema imune, sendo fonte de Triptofano, Vitamina D, Ácidos Graxos, Selênio, Proteína, Vitamina B3, Vitamina B12, Vitamina B6 .e ômega 3
Com relação á preservação da espécie, há na Constituição do Estado do Alasca uma proibição da psicultura (aquicultura, ou seja, criação de peixes em cativeiro) a fim de evitar eventuais problemas que afetem a fauna marinha local. As empresas e seus pescadores trabalham com cotas, que mudam com a variação natural das populações dos peixes e não com quantidades definidas, garantindo o equilíbrio do habitat marinho e a preservação das espécies para as futuras gerações.Isso garante que todo pescado capturado no Alasca seja silvestre, ou seja, selvagem.
Salmões, peixes brancos e frutos do mar vivem em um ritmo natural e nadam livremente nas águas frias, límpidas e puras da costa rochosa do Alasca, que possui extensão de 34 mil milhas.