ProWine São Paulo, que acontece de hoje, 05 a 07 de outubro de 2021, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reunirá os principais players de todo Brasil. Esta será a primeira feira de negócios para o setor a ser realizada de forma presencial,, levando ao público mais de 350 marcas de vinhos e destilados, de 15 países expositores.
Durante o evento acontece ProWine Fórum que vai além de master classes, são sessões de degustação e bate papo sobre as tendências de mercado. O que foi 2021 para o vinho no Brasil. Do varejo à importação, da sustentabilidade à tecnologia. “Acreditamos que o conhecimento é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma indústria. Portanto, no ProWine Fórum oferece um programa especial voltado para o aprimoramento profissional com workshops, masterclasses, palestras e business cases de alta qualidade, que serão apresentados por renomados palestrantes “comenta Rico Azeredo, socio e diretor da ProWine SP.
Para a edição deste ano, o ProWine Fórum será organizado com o apoio de Tá Aberto, de Marcel Miwa, e Joana Bronze, psicóloga especializada em comportamento humano e WSET 3.
Confira
5-out – 13h30 – 14h30 – Tema: Vinhos da Campânia
Degustação guiada de vinhos da região da Campania, no sudoeste da Itália, onde terroirs, uvas autóctones, história e enologia moderna conversem para grandes produtos.
Palestrante: Daniel Ravetta (enólogo e sommelier)
5-out – 15h00 – 16h00 – Tema: A Ascenção dos Vinhos em Lata
A crescente oferta de vinhos em lata mostra a boa aceitação dessa embalagem no mercado brasileiro, mas como posicionar esses vinhos e otimizar as vendas? Através de business cases de sucesso, dados de mercado e análises comportamentais, discutiremos os desafios e oportunidades desse novo produto. Jones Valduga (becas).
Palestrante: Diego Arrebola (Ayra wines)
5-out – 16h30 – 17h30 – Tema: Estratégias de sucesso para impulsionar a venda de vinhos em hotéis e Restaurantes
O vinho no bar, restaurante, hotel: painel sobre estratégias de venda, importância da parceria do estabelecimento com o distribuidor, comportamento do consumidor brasileiro no salão e desafios para o futuro.
Palestrante: Neri Bonacina, Tivoli
5-out 18h00 – 19h00 – Tema: Lançamento da coleção de vinhos portugueses exclusivos RARÍSSIMO, By Osvaldo Amado, com a MOSTO FLOR Importadora
Degustação orientada para apresentação da coleção de vinhos portugueses exclusivos chamado RARÍSSIMO, por Osvaldo Amado.
Palestrante: Enólogo Osvaldo Amado
5-out – 19h30 – 20h30 – Tema: Vinhos Californianos.
Palestrante: Jeff Hansen
6-out – 11h00 – 12h00 – Tema: Tendências Globais 2021-24 e impacto no mercado brasileiro de vinhos.
Neste seminário abordaremos as principais tendências globais no mercado de bebidas alcoólicas e seus reflexos no mercado brasileiro de vinhos sob a perspectiva do consumidor
Palestrante: Rodrigo Lanari
6-out 13h30 – 14h30 VCT
6-out 15h00 – 16h00 – Tema: Bebidas Mistas e o apelo do público Jovem.
Ready to drink, destilados saborizados – Segmentos que tem crescido constantemente nos últimos anos e de grande apelo com o consumidor jovem. Como aproveitar das RTDs para fidelizar esse consumidor.
Palestrante: Cachaça Siqueira
6-out 16h30 – 17h30 – Tema: Castas autóctones e promissoras
Uma degustação guiada de vinhos feitos com uvas típicas de portugal não tão conhecidas pelo público, mas com grande potencial de mercado.
Palestrante: Suzana Barelli
6-out 18h00 – 19h00 – Tema: Dados de Mercado e Projeções para 2022
As oportunidades e desafios que nos esperam em 2022 com base na análise dos dados da Ideal Consultoria
Palestrantes: Felipe Galtaroça e Christian Burgos
6-out 19h30 – 20h30 – Tema: Vertical Garzón Balasto
Sessão exclusiva para uma degustação vertical de Garzón Balasto, anos 2016, 2017 e 2018
Palestrante: Eduardo Felix (engenheiro agrônomo Garzón)
7-out 11h00 – 12h00 – Tema: Tecnologia no Mundo do vinho
Tecnologia no mundo do vinho – softwares, AI, Data. Como a tecnologia pode beneficiar o seu negócio.
Palestrante: Oracle
7-out 13h30 – 14h30 – Tema: Construção de estratégias de premiunização de oferta no e-commerce e de vendas multicanal
Essa temática vai explorar algumas abordagens de como o varejista pode criar hábitos de consumo mais premium junto aos clientes no momento da escolha do seu vinho, e, consequentemente, incrementar seu ticket médio.
Palestrante: Ari Gorenstein
7-out 15h00 – 16h00 – Tema: Há um Vinho Verde para cada momento.
Palestrante: Gonçalo Rowett
7-out 16h30 – 17h30 – Tema: Degustação guiada de vinhos de produtores renomados da Evino
Guiada por um time de experts da Evino, essa degustação vai mostrar que um dos mais importantes e-commerces de vinhos do Brasil, é detentor de uma seleção de produtores renomados. Assim, a Evino vem se consagrando, também, como um player que oferece muito além de produtos de combate em seu portfólio.
Palestrantes: Ari Gorestein, e Augusto Alves
7-out 18h00 – 19h00 – Tema: Tecnologia aliada ao mundo do vinho
Tecnologia no mundo do vinho – softwares, AI, Data. Como a tecnologia pode beneficiar o seu negócio.
Palestrante: Oracle
7-out 19h30 – 20h30 – Tema: A crescente demanda por “vinhos saudáveis” e vinhos de baixo teor alcólico
Diversas pesquisas de consumo têm apontado os vinhos com baixo teor alcóolico e os chamados “vinhos saudáveis” como a nova tendência de consumo, principalmente em mercados mais maduros. Nesse painel, analisaremos esses nichos, considerando o perfil do seu consumidor, seus hábitos de consumo e qual a realidade e perspectiva para o mercado brasileiro.
Palestrantes: Karine Vilela +Freixenet (vinho sem álcool) + Lanari