No domingo, 28 de julho, o jardim do Palácio da Liberdade em Belo Horizonte foi palco para o desfile coletivo ‘Moda no Jardim Sensorial’. O evento, promovido pela Associação de Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem-MG), reuniu 47 estilistas mineiros, que apresentaram suas criações autorais, destacando a força e a originalidade do design local.
A iniciativa da A.Criem-MG visa agregar os profissionais da moda, valorizar o potencial criativo local e fomentar o sentimento de pertencimento e coletividade entre os estilistas. O desfile fez parte do programa ‘Passarela da Liberdade’ da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), que integra a agenda cultural do estado.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação do projeto Trajeto Moda, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). A iniciativa busca transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da moda a partir de uma ação colaborativa, em que mulheres de Couto de Magalhães de Minas produziram um look especial para o desfile, demonstrando suas habilidades ao lado de estilistas já consagrados.
A marca Alphorria teve um papel fundamental nesta colaboração, doando mais de 60 metros de tecido através do projeto ‘Empodera Alphorria’, que atua na geração da autonomia, emprego e renda no segmento fashion para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A confecção do look contou com a curadoria e direção criativa da estilista da marca, Thalita Rodrigues, resultando em uma peça que foi um dos destaques do desfile.
A presença das alunas do Trajeto Moda na passarela reflete o sucesso do projeto, que já impactou a vida de mais de 450 mulheres em 35 cidades mineiras e tem planos de expansão para beneficiar 288 mulheres em 63 municípios até o final de 2024.
“A iniciativa mostrou que a moda mineira não é apenas uma expressão de criatividade e estilo, mas também uma ferramenta poderosa de transformação social. O desfile ‘Moda no Jardim Sensorial’ foi uma prova viva de que, em Minas Gerais, a moda vai muito além das passarelas, mudando também vidas.”, comenta Karla Thibau, porta-voz da Alphorria.