Com o objetivo de estimular a produção de biomateriais para a indústria de calçados no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará, entre 6 e 8 de maio, em Rio Branco/AC. A missão contará com visitas técnicas a empresas na cidade com o objetivo de identificar oportunidades para exportações de biomateriais. O lançamento da missão acontecerá no dia 6, na sede do Sebrae, em Rio Branco, e contará com as presenças do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, e representantes do Sebrae local.


Silvana destaca que a iniciativa realizará um levantamento abrangente dos recursos biológicos e naturais disponíveis na Região Amazônica do Brasil, considerando sua viabilidade econômica e sustentabilidade, em parceria com instituições de pesquisa e órgãos governamentais locais. “A missão culminará em exposições, rodadas de negócios e projetos pilotos e protótipos, promovidos conjuntamente pela Assintecal e pela ApexBrasil para a demonstração ao público em feiras internacionais apoiadas pelo programa Brazilian Materials, o braço de internacionalização da nossa entidade”, explica a dirigente, ressaltando que a indústria brasileira de biomateriais, neste momento de recuperação da indústria calçadista no mundo, vive um momento de oportunidades de crescimento. “A missão da Assintecal e da Apex Brasil tem o objetivo de demonstrar todas as potencialidades das empresas brasileiras que têm na sustentabilidade a base dos seus negócios”, comenta a dirigente, ao ressaltar a crescente relevância do uso de materiais ecorresponsáveis em um segmento que produz, no mundo, mais de 24 bilhões de pares de calçados todos os anos.

Destacando que, somente no ano passado, as empresas participantes do programa realizado entre Assintecal e ApexBrasil exportaram mais de US$ 120 milhões, Viana ressalta que a missão tem o objetivo de expandir o apoio, especificamente, para empresas de micro e pequeno portes que desenvolvem produtos artesanais com recursos da Amazônia. “A ideia para a Amazônia é uma prospecção, uma busca ativa de materiais, de produtos de bijuterias, de produtos que temos na floresta, produzidos por populações locais, por povos originários. Esses produtos são valiosos e agregam muito valor no mercado internacional”, diz o presidente da ApexBrasil.