Com o objetivo de engajar indústrias fornecedores de materiais para a cadeia produtiva do couro e do calçado, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) vem trabalhando a temática da Diversidade no âmbito do Grupo Setorial de Sustentabilidade da entidade. Neste contexto, a Assintecal realizou seu primeiro workshop de Diversidade como vantagem competitiva, na sede da entidade, em Novo Hamburgo/RS.

Ministrado pelo professor e antropólogo Alexandre Cerveira, o workshop teve por objetivo auxiliar as empresas de componentes por meio da conscientização e compreensão da importância e dos ganhos da diversidade no ambiente de trabalho. “A Mckinsey aponta que empresas que praticam a diversidade no seu quadro de colaboradores possuem lucratividade 21% maior do que as demais. Além disso, o mercado também vem exigindo diversidade, com bolsas de valores como Nasdaq e Wall Street já listando a diversidade como requisito para valorização de ações”, destacou o professor. Segundo ele, quando se fala em diversidade, não está somente se tocando na questão de gênero, mas também de sexualidade, cor, credo, idade, entre outras questões. “O fato é que quanto mais diversa é a equipe, mais abrangente e criativa ela tende a ser”, acrescentou.
Durante a oficina, Cerveira instigou os empresários e empresárias presentes a trocar experiências e cases sobre as dificuldades de entendimento e implementação da diversidade em seus negócios. “Existe uma diversidade cultural no Brasil que precisa ser levada em consideração. Mas, uma questão que deve prevalecer sobre todas elas é a diversidade e o respeito às diferenças. O evento ajudou a entendermos como aplicar a teoria na prática”, contou Cerveira.