Consolidado, com reconhecimento em todo o mundo, vinho brasileiro passou a ser a nova paixão do brasileiro. É uma relação de amor com o que é produzido no país, em 26 regiões de 10 estados, mostrando a qualidade e diversidade de vinhos e espumantes únicos. E a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021, realizada no sábado, 6 de novembro, a partir das 17h, mostrou esta realidade ao reunir mais de 3 mil apreciadores em todo o Brasil, além de 180 pessoas, entre comentaristas, patrocinadores e enólogos, no estúdio montado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Unidos pelo vinho, todos degustaram as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2021. A transmissão ao vivo pelo canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube tornou o evento ainda maior
O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, abriu a 29ª edição do evento emocionado, falando do orgulho que é estar a frente de mais uma Avaliação justamente no melhor momento da história do vinho brasileiro. “O Brasil está unido em torno do vinho brasileiro. Por isso, convido todos a viver o seu vinho, o vinho brasileiro, que bateu na porta de milhares de brasileiros para uma jornada incrível”. Das 406 amostras, 154 de 35 vinícolas se classificaram entre os 30% mais representativos da Safra 2021. “O vinho brasileiro precisa estar em todas as regiões brasileiras e a Avaliação está cumprindo este papel, promovendo a produção local e mostrando ao brasileiro a qualidade do que é elaborado pelas vinícolas do Brasil”, destacou Gasperin.
No total, foram 1.000 kits, sendo 700 comercializados e 300 entre o público presencial e ação com mais de 120 jornalistas, blogueiros e influenciadores em seis pontos físicos – Cobo Wine Bar (Bento Gonçalves), Boccati (Caxias do Sul), Depósito de Vinhos e Banca do Holandês (POA), Adega Nacional (Florianópolis) e Vinhos de Bicicleta (São José dos Campos – SP). Cada um dos kits tinha 16 garrafas (187 ml), todas numeradas de 1 a 16, para que os apreciadores pudessem degustar as amostras, acompanhando a transmissão ao vivo. O conjunto incluiu, ainda, três taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O material foi embalado numa caixa personalizada de papelão com proteção para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas. Duas baby da Chandon acompanharam o kit para brindar o momento.