A 5ª edição da BFSHOW, maior feira calçadista da América Latina, realizada entre os dias 10 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, terminou com uma visitação internacional recorde. Conforme dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e NürnbergMesse Brasil, parceiras na promoção e organização do evento, durante os três dias foram recebidos mais de 10 mil compradores, sendo 13% (1,3 mil) deles provenientes de 46 países.

Com cerca de 350 marcas brasileiras, reunidas em um espaço total de mais de 25,5 mil metros quadrados, a BFSHOW se consolidou entre as principais feiras comerciais do setor calçadista no mundo. Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, a feira refletiu o momento atual da indústria calçadista brasileira, que deve crescer até 1,4% em 2025, ultrapassando os 940 milhões de pares produzidos. “A BFSHOW sinaliza que devemos ter uma recuperação no último trimestre, com crescimento de mais de 2% na produção, encerrando o ano com um dado positivo”, explica o dirigente.
A visitação internacional no evento surpreendeu positivamente, principalmente diante do cenário externo desafiador. “Tivemos uma grande presença de importadores, principalmente da América Latina, além de países do Oriente Médio, África e até mesmo Oceania”, comemora Ferreira, ao destacar que mercados alternativos têm amenizado o desafio das exportações para os Estados Unidos, principal destino internacional do produto nacional.
A presença nacional e internacional no evento foi potencializada pelo Programa Comprador da BFSHOW, que trouxe 520 compradores nacionais e 165 internacionais de 32 países para o evento. O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, conta que o investimento trouxe importadores selecionados pelo potencial de compra e pulverização de mercados, uma estratégia para diversificação de destinos. “Os feedbacks são positivos, principalmente pela qualidade dos compradores presentes, que não vieram apenas para relacionamento, compareceram para efetivar compras e parcerias”, destaca.
Com cinco lojas voltadas para o público masculino, o gerente de Importação das lojas Ferratti, do Equador, Pablo Vega, participou pela quarta vez do evento. “Hoje, se trabalhamos com o mercado calçadista, temos que vir na BFSHOW. Gostei muito da feira, que apresentou uma grande variedade de marcas e estava bem organizada. No evento, também aproveitamos para conhecer novos fornecedores e fecharmos negócios”, afirma Vega, ao ressaltar que a tecnologia, o conforto, qualidade e tempo de entrega dos produtos são alguns dos diferenciais do sapato “feito no Brasil”. O comprador internacional já trabalha há 24 anos com empresas brasileiras.
A próxima edição da BFSHOW já tem data definida. A maior feira calçadista da América Latina lançará as coleções de Primavera/Verão da indústria brasileira entre os dias 18 e 20 de maio de 2026, também no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.