A marca australiana Billabong faz dia 26, na loja do MorumbiShopping, em São Paulo ,um coquetel de lançamento de uma edição limitada da coleção Warhol Surf. E quem traz essa parceria é a Billabong LAB, uma divisão própria da marca que, além de dar suporte a artistas, músicos, designers, fotógrafos e ícones do surf, ajuda a Fundação Andy Warhol para Artes Visuais, uma organização americana sem fins lucrativos conhecida por ser uma das principais fundadoras da arte contemporânea dos Estados Unidos.
Nesta coleção a inspiração vem dos próprios arquivos que Warhol captou durante sua estadia na Califórnia e imersão completa na comunidade surfista em 1968, que contam com um conjunto de polaroides, fotografias em preto e branco, slides, gravações de áudio e pinturas que mostravam a conexão profunda com o tema, resultada da curiosidade do artista e pesquisa para seu filme “San Diego Surf”, um dos primeiros filmes de surf da história.
“A coleção Warhol x Billabong continua com o ideal de renovação e novidade, procurando manter as referências privilegiadas que temos de desde seu show experimental Exploding Plastic Inevitable, até sua casa na praia em Nova Iorque”, diz Michael Dayton Hermann, Diretor de Licenciamento da Fundação. “O Warhol abraçou completamente a cultura do surf e a Fundação gosta de saber que a admiração é mutua.”
“Conforme íamos pesquisando os arquivos e descobrindo mais sobre o trabalho único que o Andy produzia, conseguíamos enxergar a conexão entre a cultura do surf e o que ele fazia”, diz Brad Lancaster, Diretor Criativo da Billabong. “Com esse segundo lançamento da parceria Warhol x Billabong nós ressuscitamos essas narrativas e conceitos mais uma vez, e juntamos com a visão icônica que a Billabong traz em bermudas e acessórios.”
Inicialmente, o ponto de partida artístico da coleção inteira veio da famosa série de crânios que Warhol produzia. A série trazia cores vibrantes em contraste com a imagem macabra de um crânio humano. A marca então aproveitou essa ideia e, ao invés de deixar tudo muito colorido, adicionou a visão em preto e branco que o artista expressava em suas fotos e no uso de listras transversais. A bermuda que saiu dessa união é a peça principal da coleção. Referências de suas criações em preto e branco também aparecem em outras peças como nas camisas e camisetas.
Outro achado também foi aproveitado e usado como inspiração da coleção. Um conjunto de transparências coloridas utilizadas no show “Exploding Plastic Inevitable”, que serviam como projeções de luzes, cores e estampas criadas pelo artista.
E mais inspiração foi encontrada em uma coleção de fotografias que mostravam surfistas, motéis antigos e tropicais, e cenas de praia com destaque no uso de palmeiras para centralizar o espírito da parceria. Warhol tinha um olhar que captava detalhes que se tornaram icônicos no mundo do surf. A Billabong celebrou esse olhar de um jeito especial, reproduzindo essas fotos nas camisetas de algodão da marca.
Como um todo, a linha Warhol Surf é desenhada para contar todas essas histórias que ainda são relevantes e não foram contadas. Com essa busca de reatar e refrescar o repertório que o artista construiu sobre a era do surf, a Billabong toma mais um passo para estreitar relações entre a comunidade e Warhol para criar uma coleção que cada vez mais reflete o lifestyle do surf.