Se hoje São Paulo é um dos maiores centros de eventos de negócios da América Latina, certamente esse feito deve ser atribuído a Caio de Alcantara Machado, empresário visionário criador de feiras como a UD (Feira de utilidades Domésticas), Fenit (Feira Internacional da Indústria Têxtil) e o Salão do Automóvel, que proporcionaram vultosos negócios para o empresariado desde os idos da década de 60. Mais do que isso, Caio foi uma espécie de mola propulsora da industrialização e comércio brasileiro, movimentando bilhões de reais nas feiras, gerando milhares de empregos, fazendo com que o Brasil se desenvolvesse economicamen te e se tornasse competitivo frente a outros países.
Toda a trajetória do empresário – que iniciou suas atividades no cartório do pai, virou um renomado radialista, publicitário e o maior promotor de Feiras do Brasil – é destaque no livro “Vai Dar Jacaré”, de Maria Izabel Moreira Salles, que acaba de receber duas indicações para o Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela CBL- Câmara Brasileira do livro. O livro – que leva o título de um famoso bordão de Caio – está concorrendo nas seguintes categorias do Prêmio: Biografia e Projeto Gráfico.
No quesito Biografia, a autora destaca uma obra documental, cenográfica e primorosamente costurada, diríamos que romantizada. No tocante ao Projeto Gráfico, leva a assinatura de Ricardo Alves de Souza e contém documentos, fotografias e outros arquivos do acervo pessoal de Caio Alcantara Machado, entregues por ele a Maria Izabel num grande baú de memórias.
Fruto de mais de dois anos de pesquisas da autora – que foi amiga, nora e confidente do empresário – o livro “Vai dar Jacaré” , publicado pela Editora: Reality Books, relata diversas passagens importantes de Caio, incluindo a parceria com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua história como presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café – (IBC). O livro traz também no seu final, uma série de links de QR Code, onde convida o leitor a viajar no tempo e assistir aos vídeos de depoimentos e reportagens da época. Ele chegou a ganhar dentre os mais de 40 prêmios, seis vezes o prêmio Homem de Marketing do Ano, “Chevalier de la Légion d’Honeur” concedido pelo Governo da França, e o de Homem do Ano, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.
De acordo com a autora, seu objetivo com este livro é difundir a biografia de Caio, entremeada com a história de São Paulo e do Brasil, tentando espalhar com o mesmo fervor a esperança que ele jamais desistiu de ter, de que um dia iria fazer desse Brasil um país desenvolvido, mais justo, no qual as pessoas teriam orgulho de serem brasileiras.