A fabricante canadense Bombardier Business Aircraft disse que três veículos de teste de vôo têm cumprido todas as expectativas de desempenho e confiabilidade para este estágio no programa de teste de vôo, e o ritmo continuará a acelerar com os dois FTVs restantes progredindo bem em relação aos respectivos primeiros vôos. O alto grau de maturidade da aeronave é muito encorajador, pois continuamos a impulsionar os limites de todos os aspectos do desempenho da aeronave em mudança de jogo “, disse Michel Ouellette, vice-presidente sênior, programa Global 7000 e Global 8000.” Com mais de 500 testes de voo já registradas, o cronograma de desenvolvimento e certificação do programa está no bom caminho. Nosso nível de confiança é alto, pois acumulamos mais horas de voo e empurramos para entrada em serviço no segundo semestre de 2018. ”
Em novembro de 2016, a Bombardier iniciou o teste de voo de seu jato de negócios Global 7000 de última geração com o primeiro vôo do primeiro (FTV1). A aeronave aproximou-se de superar a velocidade do som, chegando a M 0,995 durante este voo de teste em março de 2017 – o maior jato de negócios para operar tão perto da barreira do som. O veículo de teste do segundo vôo (FTV2) e o veículo de teste do terceiro vôo (FTV3) se juntaram ao programa em março e maio de 2017, respectivamente.
Os testes abrangentes realizados com os três FTVs ao longo das 500 horas de voo demonstraram a capacidade dos sistemas de propulsão, elétrica e mecânica da aeronave. Este teste irá explicar a maioria dos requisitos de certificação.
“O programa de validação de voo da aeronave Global 7000 está avançando continuamente devido à configuração confiável e madura da aeronave, enquanto em paralelo, o sólido progresso dos testes em plataformas estruturais e de sistemas está apoiando atividades de certificação de acordo com o plano”, disse François Caza, vice-presidente, Desenvolvimento de Produto e Engenheiro Chefe. “Nossas equipes altamente qualificadas alcançaram marcos significativos, que incluem o preenchimento de testes ambientais quentes e climáticos frios tão baixos quanto -40C e demonstrar com sucesso as capacidades de navegação de longo alcance da aeronave ao voar sobre a região do Polo Norte”.
Dois veículos de teste restantes, FTV4 e FTV5, estão atualmente em montagem final, em um compartimento dedicado antes do voo e estão prestes a se juntar à outra aeronave no centro de teste de classe mundial da Bombardier em Wichita, no Kansas.