O Brasil vai apresentar no South by Southwest (SXSW), festival que acontece entre 11 e 20 de março, em Austin (EUA) uma tecnologia capaz de, ao mesmo tempo, lavar suas roupas, purificar a água e ainda reduzir doenças como vírus e bactérias. Coordenadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 37 empresas de Economia Criativa (setor que reúne games, propaganda, música, filmes, tecnologia e inovação) mostrarão no Trade Show do evento produtos e serviços inovadores criados em território nacional.

 

Os empresários brasileiros vão exibir desde tecnologias para cálculos de construção civil até produtos capazes de promover networking, aproximação entre marcas e clientes, financiamento coletivo para músicos e bandas, controle logístico de cargas e caminhões, incluindo ainda games como plataforma para educação, produtoras de filmes e propaganda, design e música. A expectativa é gerar US$ 18 milhões em negócios.

 

Nesta edição, as empresas brasileiras estarão divididas em três modalidades de participação: Trade Show, Silver e Platinum Connections, plataformas desenvolvidas para atender aos diferentes níveis de maturidade das empresas do setor de economia criativa. Na primeira, nove empresas integrarão o estande brasileiro no SXSW, coordenado pela Apex-Brasil. Entre os destaques estão empresas que atuam em segurança da informação, comércio eletrônico, branding, propaganda, entre outros.

 

O espaço também reserva lugar para o Youtube Brasil, que levará ao SXSW os maiores sucessos nacionais na plataforma, como Parafernalha, Dani Noce e Galinha Pintadinha. Já as plataformas Silver e Platinum Connection concentram as demais 25 empresas participantes e são integradas por empresas com experiência em negócios internacionais, mas que ainda não participaram de festivais como o SXSW (Platinum) e aquelas que realizam negócios internacionais e têm experiência prévia em eventos similares ao SXSW (Silver).

 

A Apex-Brasil está presente no festival South by Southwest (SXSW) desde 2014. No primeiro ano, a Agência coordenou a participação de 57 empresas nesta ação nos Estados Unidos, que rendeu US$ 5 milhões. As startups brasileiras finalizaram sua participação no evento com a expectativa de captação de US$ 6,8 milhões para estruturar seus negócios ao longo dos 12 meses seguintes. Já em 2015 a presença brasileira coordenada pela Apex-Brasil gerou US$ 18,9 milhões em negócios realizados durante o festival e nos 12 meses seguintes ao evento, valor que superou bastante a estimativa inicial de US$ 7 milhões.

 

Criado em 1987, o evento South by Southwest (SXSW) começou, essencialmente, com foco na indústria fonográfica, tendo uma participação inicial de aproximadamente 700 inscritos. Ao longo dos anos, o SXSW tornou-se uma plataforma importante e de alta visibilidade para a economia criativa mundial e, no setor de tecnologia, já foi palco do lançamento de grandes sucessos como o Twitter (2007) e o Foursquare (2009). O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas já estabelecidas.

 

A seguir a lista das empresas brasileiras já confirmadas na delegação brasileira no South by Southwest:

 

Trade Show

Bim.Bon

iBLISS Segurança & Inteligência

Lemonade

Nexus Edge

Social Miner

Trendt

Bike da Firma

TYSDO

Virgo Game Studios

Youtube Brasil (canais: Galinha Pintadinha, Parafernália, Danielle Noce)

 

Platinum Connection

Academia de Filmes

Barry Company

Calebe Design

COLLABR

DP6

Elemess Music N’ Services

Embolacha

Hungry Man Brazil

iMusica

Movioca Content House

MusicMind

O2 Filmes

Prodigo Filmes

Questto Nó

YourMama Filmes

 

Silver Connetion

Boulevard Filmes

CI&T

ClapMe

Conspiração Filmes

Jamute

Los Bragas

O2 Play

PlayerUm / Coolegion

Querosene Filmes

Tokenlab