O Brasil vai apresentar no South by Southwest (SXSW), festival que acontece entre 11 e 20 de março, em Austin (EUA) uma tecnologia capaz de, ao mesmo tempo, lavar suas roupas, purificar a água e ainda reduzir doenças como vírus e bactérias. Coordenadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 37 empresas de Economia Criativa (setor que reúne games, propaganda, música, filmes, tecnologia e inovação) mostrarão no Trade Show do evento produtos e serviços inovadores criados em território nacional.
Os empresários brasileiros vão exibir desde tecnologias para cálculos de construção civil até produtos capazes de promover networking, aproximação entre marcas e clientes, financiamento coletivo para músicos e bandas, controle logístico de cargas e caminhões, incluindo ainda games como plataforma para educação, produtoras de filmes e propaganda, design e música. A expectativa é gerar US$ 18 milhões em negócios.
Nesta edição, as empresas brasileiras estarão divididas em três modalidades de participação: Trade Show, Silver e Platinum Connections, plataformas desenvolvidas para atender aos diferentes níveis de maturidade das empresas do setor de economia criativa. Na primeira, nove empresas integrarão o estande brasileiro no SXSW, coordenado pela Apex-Brasil. Entre os destaques estão empresas que atuam em segurança da informação, comércio eletrônico, branding, propaganda, entre outros.
O espaço também reserva lugar para o Youtube Brasil, que levará ao SXSW os maiores sucessos nacionais na plataforma, como Parafernalha, Dani Noce e Galinha Pintadinha. Já as plataformas Silver e Platinum Connection concentram as demais 25 empresas participantes e são integradas por empresas com experiência em negócios internacionais, mas que ainda não participaram de festivais como o SXSW (Platinum) e aquelas que realizam negócios internacionais e têm experiência prévia em eventos similares ao SXSW (Silver).
A Apex-Brasil está presente no festival South by Southwest (SXSW) desde 2014. No primeiro ano, a Agência coordenou a participação de 57 empresas nesta ação nos Estados Unidos, que rendeu US$ 5 milhões. As startups brasileiras finalizaram sua participação no evento com a expectativa de captação de US$ 6,8 milhões para estruturar seus negócios ao longo dos 12 meses seguintes. Já em 2015 a presença brasileira coordenada pela Apex-Brasil gerou US$ 18,9 milhões em negócios realizados durante o festival e nos 12 meses seguintes ao evento, valor que superou bastante a estimativa inicial de US$ 7 milhões.
Criado em 1987, o evento South by Southwest (SXSW) começou, essencialmente, com foco na indústria fonográfica, tendo uma participação inicial de aproximadamente 700 inscritos. Ao longo dos anos, o SXSW tornou-se uma plataforma importante e de alta visibilidade para a economia criativa mundial e, no setor de tecnologia, já foi palco do lançamento de grandes sucessos como o Twitter (2007) e o Foursquare (2009). O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas já estabelecidas.
A seguir a lista das empresas brasileiras já confirmadas na delegação brasileira no South by Southwest:
Trade Show
Bim.Bon
iBLISS Segurança & Inteligência
Lemonade
Nexus Edge
Social Miner
Trendt
Bike da Firma
TYSDO
Virgo Game Studios
Youtube Brasil (canais: Galinha Pintadinha, Parafernália, Danielle Noce)
Platinum Connection
Academia de Filmes
Barry Company
Calebe Design
COLLABR
DP6
Elemess Music N’ Services
Embolacha
Hungry Man Brazil
iMusica
Movioca Content House
MusicMind
O2 Filmes
Prodigo Filmes
Questto Nó
YourMama Filmes
Silver Connetion
Boulevard Filmes
CI&T
ClapMe
Conspiração Filmes
Jamute
Los Bragas
O2 Play
PlayerUm / Coolegion
Querosene Filmes
Tokenlab