Sete marcas levaram suas criações à passarela do Fashion Show da theMicam, em Milão, destacando todo o charme do sapato brasileiro para compradores, designers e imprensa especializada. Considerado um dos principais eventos do segmento calçadista no mundo , a participação das marcas brasileiras foi viabilizada pelo programa de internacionalização mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brazilian Footwear.
Entre as novidades apresentadas na feira, destacam-se as criações para o público feminino. As estrelas da temporada são as botas, que surgem em cano curto e versões extralongas, dividindo espaço com sandálias, escarpins, tamancos, mules e sapatos no estilo Chanel, em propostas clássicas e exuberantes, pautadas pelo verniz, veludo e pelúcia. Contrastando com esse maximalismo, modelos em tons sóbrios também protagonizam, ao lado de criações na tendência esportiva, como os tênis, e grunge, como os coturnos e biker boots, que aparecem ora em versões lisas, ora adornadas por enfeites de metal como tachas e fivelas.