Com o objetivo de criar o maior e mais representativo grupo enogastronômico de São Paulo, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo anuncia o projeto Rete Gastronômica, que faz parte das comemorações que antecedem os 120 anos da ITALCAM (fundada em março de 1902).
Para apoiar restaurantes, que têm sofrido seguidos baques com a pandemia de covid-19, e promover o relacionamento entre empresas e instituições que representam a gastronomia italiana no Brasil, está cadastrando, de forma totalmente gratuita e sem obrigatoriedade de vínculo associativo com a instituição, estabelecimentos de todos os portes para a formação de uma rede exclusiva do setor em São Paulo.
O projeto permitirá fortalecer a conexão entre seus membros, da pequena trattoria ao grande importador, para garantir maior interação e ampliar as possibilidades de negócio.
Para Graziano Messana, presidente da ITALCAM, .“Sendo a pioneira dentre as Câmaras de Comércio Italianas no Brasil e uma das mais importantes instituições representativas do setor a nível mundial, não podemos ficar de braços cruzados em um momento tão delicado para a economia, principalmente no diz respeito ao setor de enogastronomia italianos. Como é evidente o interesse do consumidor brasileiro pela cozinha italiana, a Rete Gastronômica vem também para contribuir na ampliação e expansão deste setor, ao atender demandas e preencher lacunas. Temos todos os meios para esse alcance”, explica
No calendário 2021/2022 estão previstos eventos de repercussão internacional (integrados ao The Extraordinary Italian Taste) e ações dedicadas exclusivamente ao mercado brasileiro. A partir do mês de maio, terá início uma intensa programação, com o lançamento da Serata Tema, um jantar especial que será realizado em São Paulo simultaneamente em diversos restaurantes (que irão aderir ao projeto).
As comemorações da Giornata della Pizza (julho) e da Giornata della Pasta (outubro) reunirão o maior número de estabelecimentos e contarão com o apoio de fornecedores de produtos italianos. Além disso, uma série de aulas e webinars, com especialistas em alimentos e bebidas, serão abertos para profissionais do setor, estudantes de gastronomia ou para orientação do consumidor comum.
Durante o ano, com novas regras, será reativada a terceira edição do Ospitalità Italiana, selo que identifica restaurantes e trattorie, desta vez, incluindo as sorveterias de gelati feitos com receita, ingredientes e maquinários italianos.
Todas as ações previstas têm colaboração com representantes públicos ou privados da Itália, como o Ministério dos Negócios Exteriores e Cooperação, Assocamerestero e Accademia Italiana della Cucina.