A campanha Prazeres da Europa | Queijos da França, desenvolvida pelo CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França – associação dos produtores de queijo da França) para divulgar os queijos europeus de origem francesa importados pelo Brasil, acontece até o dia 10, no Rio Restaurant Week, um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina. Além de movimentar o setor, o evento fomenta a diversa cultura gastronômica do país, e os restaurantes cariocas incluíram nos seus menus exclusivos essas delícias inesquecíveis da França.
Para a 26ª edição do evento no Rio de Janeiro, que tem como tema “Biomas brasileiros”, foram selecionadas alguns dos melhores restaurantes da cidade para oferecer aos clientes um menu que destaque a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas do país. Com valores fixos, são oferecidos entrada, prato principal e sobremesa em três diferentes categorias: tradicional, plus e premium. Os restaurantes vão oferecer duas opções de cada item, para o público escolher a preferida. As bebidas, o couvert e o serviço não estão inclusos no valor.
Este ano, queijos como o amanteigado Brie, o azul Bleau d´Auvergne, o clássico e versátil Camembert, ou mesmo o alaranjado Mimolette, entre outros, serão servidos em tábuas como parte dos menus da Rio Restaurant Week, trazendo experiências únicas que prometem deixar saudade na memória de quem os saboreia.
Com o intuito de seguir as tradições da França, os queijos serão servidos em número ímpar: para uma ou duas pessoas, três tipos de queijos; três a quatro pessoas, cinco tipos de queijos; e a partir de cinco pessoas, sete tipos de queijos.
“Em nosso segundo ano de campanha, a Prazeres da Europa | Queijos da França patrocina novamente a Brasil Restaurant Week em algumas cidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Campos do Jordão. Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente oportunidade para reconhecer a tradição e a expertise que existe por trás de cada queijo, que vão desde os já conhecidos dos brasileiros, como o Brie, o Camembert e o Emmental francês. Mas também alguns sabores menos conhecidos, como o azul Bleu d’Auvergne ou o inusitado Mimolette, entre outros”, comenta Charles Duque, diretor do CNIEL para as Américas, órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia. “Num país em que há mais de 1.200 variedades de queijos, provenientes de todas as regiões, trata-se de uma pequena amostra que serve como um convite ao brasileiro para momentos conviviais e de partilha à mesa, como fazemos na França”, completa Duque