O Mercedes-Benz Challenge conheceu os campeões da temporada 2015. A corrida realizada no Autódromo de Interlagos encerrou o quinto ano de disputa da categoria e, para marcar esse momento especial, os ganhadores da C 250 Cup e CLA AMG Cup em 2015 receberam um troféu especial e um relógio da IWC.
A entrega dos prêmios para os campeões coloca um ponto final em mais uma temporada da competição, vencida por Fernando Jr. e Peter Michael Gottschalk, na CLA AMG Cup e na C 250 Cup, respectivamente. Nas categorias máster, o lugar mais alto do pódio ficou com Carlos Kray, correndo com o CLA 45 AMG Racing Series, e com a dupla Marcos Paioli e Peter Gottschalk, que competiu com o C 250 Sport.
Com todos os campeões decididos na última etapa do ano, 2015 se consolidou como uma das temporadas mais emocionantes e disputadas da história do campeonato.
“Estou no Brasil desde outubro e tive a oportunidade de acompanhar as duas últimas provas da temporada. Fiquei bastante satisfeito com a competitividade e a paixão demonstrada pelos pilotos. Além disso, nossa participação como corrida preliminar da Fórmula 1 é um grande reconhecimento para a categoria, posicionando-a como uma das mais importantes competições de automobilismo do País. Essa visibilidade nos deixa ansiosos para a temporada 2016. Tenho certeza que faremos um campeonato ainda melhor no ano que vem”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina da Mercedes-Benz.
Troféu Mercedes-Benz 2015
Desenvolvido por Paulo Soláriz, artista plástico reconhecido por seus trabalhos em diversas competições de automobilismo, o troféu de campeão traz uma elegante personagem feminina elevando a estrela em direção ao céu. Ela é uma representação de Mercedes Jellinek, filha do empresário Emil Jellinek, um austríaco entusiasta de competições que deu o nome da filha a uma imbatível equipe de corridas em 1899. Um ano mais tarde, o nome Mercedes foi incorporado aos veículos da Daimler, fábrica que se associaria à empresa de Carl Benz, ainda nos primórdios da indústria automobilística.
A base da peça é feita de carbono com detalhes em alumínio, uma menção à tecnologia embarcada dos produtos da marca. A própria concepção dos troféus, repleta de simbologia relacionada a ideias como excelência e sofisticação, está alinhada com a forma como a Mercedes-Benz desenvolve seus automóveis. Por exemplo, na história da companhia, a famosa estrela de três pontas simboliza o sonho pioneiro de Gottlieb Daimler de universalizar a motorização “na terra, na água e no ar”.
“O troféu do Mercedes-Benz Challenge apresenta valores importantes para a marca alemã”, diz Paulo Soláriz. “Começando pela tradicional estrela de três pontas, que para o troféu foi banhada em ouro com o objetivo de representar a excelência dos produtos Mercedes-Benz, cuja trajetória está diretamente relacionada com a história do próprio automóvel”, completa o artista.
Temporada 2016
O Mercedes-Benz Challenge estará de volta a partir de março de 2016 e vai passar por Curitiba, Goiânia Tarumã, Cascavel, Interlagos, Curvelo e São Paulo