Encarado como um dos expoentes da poesia brasileira contemporânea, consagrado com uma série de prêmios pelo livro “Melancolia”, o carioca Carlos Cardoso acaba de conquistar duas prestigiosas honrarias internacionais, em reconhecimento à força lírica de sua obra e ao humanismo de seu olhar, entregues a ele em Roma, na Itália. O autor do recém-lançado “Coragem” ganhou o Prêmio Amicizia Italia Brasile e La Palma d’Oro di Assissi-Pax. Durante a premiação, Cardoso leu para o público italiano três poemas de sua autoria: “Pedra”, “Ora” e “Calmaria”.
O cerimonial foi conduzido pela secretária geral da Associazione Amicizia Italia Brasile, Bartira Carmignotto da Silva; pelo deputado Fabio Porta; e o embaixador S. E. Everton Vieira Vargas. Para a Associazione Amicizia Italia Brasile, a premiação concedida a Cardoso “é uma contribuição bilateral de troca cultural”.
“Eu sou um brasileiro em Roma. É meu dever como autor – e, sobretudo, como cidadão do meu país – entender que minha presença aqui simboliza um gesto de consideração para com o Brasil. É um reconhecimento de vocês para com o que a minha terra natal produz na arte, no verso”, disse o poeta.
No próximo dia 14, a obra de Cardoso será debatida no evento Lírica da Coragem, no Estação NET Rio (R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo), às 19h. Na ocasião, o autor fará um bate-papo sobre seu processo de criação, seguido por uma sessão de autógrafos de “Coragem”.