O Carrefour apresenta o reposicionamento de sua marca de produtos saudáveis Viver, que passam a adotar novas embalagens e comunicação visual, acompanhando as principais tendências do segmento. Com o objetivo de atender um público cada vez mais exigente na escolha de alimentos que tragam benefícios à saúde e mais praticidade ao dia a dia, a estratégia de rebranding visa posicionar a marca como uma referência na categoria e destacar os atributos e ingredientes que a diferenciam no mercado.
A mudança valoriza a alta qualidade dos produtos e do processo produtivo, além de ressaltar o compromisso ético da empresa com o meio ambiente e com as inovações tecnológicas nas embalagens. Além de embalagens redesenhadas com o novo posicionamento, a marca lança linha inédita de purês vegetais para o preparo de sopas
A marca Viver foi apresentada ao mercado em 2006 e, após quatro anos, com o apoio de pesquisa e desenvolvimento, os produtos foram evoluindo, ganhando novas propriedades nutricionais e nomes adaptados para gerar uma aproximação maior com o público consumidor. Em 2014, a marca foi segmentada com a criação de submarcas alinhadas às necessidades do cliente, como a Viver Orgânico, que traz alimentos orgânicos produzidos com técnicas que não utilizam agrotóxicos ou pesticidas, ou a Viver Diet, com itens livres de açúcares e indicados para diabéticos que necessitam de cuidados especiais na alimentação. Em 2019, já contava com 87 produtos em seu portfólio e, atualmente, a linha conta com 100 itens divididos em 22 famílias/categorias.
Dados de pesquisa do Instituto Qualibest indicam que 73% das pessoas são oscilantes com relação a optar por uma alimentação saudável. “O conceito de saudabilidade é permeado pelas mudanças de hábitos conscientes do consumidor ao priorizar alimentos e atividades que melhorem sua saúde e bem-estar. No entanto, percebemos que há uma dificuldade para essa tomada de decisão, evidenciando um espaço entre conhecimento e prática por conta de como os produtos são apresentados nas gôndolas e de como suas informações nutricionais são comunicadas”, explica Allan Gate, diretor de Marcas Próprias do Carrefour.
Pensando nisso, a empresa tomou a decisão de ressaltar ainda mais o propósito da marca Viver. “Viver foi criada para atender às diferentes necessidades alimentares dos nossos clientes, mas agora ela busca atrair não só os consumidores que já tomaram a decisão de conquistar uma vida mais natural, mas também essas pessoas que têm dúvidas e procuram produtos nutritivos e ricos em sabor para complementar sua rotina de bem-estar”, complementa o executivo.
Para este relançamento, todas as embalagens foram redesenhadas. As principais características da linha Viver – e que já são reconhecidas pelos consumidores – foram mantidas: as cores verde e branca, os elementos que comunicam suas principais características e o seu conceito de saúde e praticidade. Contudo, as embalagens ficaram mais elegantes, garantindo destaque nas gôndolas com uma leve sofisticação e aspecto clean. Para enfatizar os principais atrativos de um produto produzido sem nenhum conservante, as embalagens valorizam as imagens do principal ingrediente in natura, em suas respectivas variantes, além de destacarem a imagem de sugestão de consumo.
Como complemento das informações principais e visando esclarecer o consumidor sobre os benefícios dos produtos, as novas embalagens destacam os principais atributos dos ingredientes e suas laterais esclarecem sobre a importância de uma alimentação saudável. Alinhado ao conceito de omnicanalidade do Grupo Carrefour, na qual todas as suas plataformas são conectadas – sites, aplicativos e experiência em lojas físicas – as novas embalagens contam com um QR Code impresso. Ao posicionar a câmera do celular nesse código, o consumidor é levado ao CyberCook, portal de receitas do Grupo Carrefour. Lá, ele encontrará opções de receitas saborosas, práticas e, principalmente, saudáveis.
A evolução da marca Viver e de seu portfólio de produtos é uma das inúmeras ações alinhadas ao movimento global Act for Food, iniciativa que visa tornar a alimentação saudável acessível a todos. Esse projeto faz parte da estratégia do Grupo Carrefour em influenciar a mudança de hábitos nos consumidores ao ampliar a oferta de produtos frescos e de qualidade em suas lojas e incentivar práticas mais sustentáveis de produção. Como signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o Act For Food está ligado à sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da entidade.