A Casa Santa Luzia abre suas portas para falar de um tema que já faz parte de seu cotidiano, e que vem se mostrando cada vez mais necessário nos dias de hoje: a ética e o cuidado socioambiental por parte das marcas nacionais no contexto da gastronomia. Intitulado “Meu Brasil Brasileiro – Marcas Que Cuidam Do Brasil”, o projeto contará com palestras do economista Eduardo Giannetti e da pesquisadora de culturas alimentares Patty Durães, além de degustações e exposição especial de produtos de marcas brasileiras sustentáveis
Com o mote da brasilidade e da sustentabilidade, a quinzena idealizada pela Casa trará nos dias 21 e 28 de setembro palestras e degustações de marcas que representam o melhor do Brasil, seus ingredientes e seus biomas, convidando os entusiastas da temática a se aprofundarem nessa discussão e incorporarem essa preocupação com o consumo consciente, tudo com um gostinho legitimamente nacional de empresas já engajadas na causa como Manioca, Luisa Abram, Praya, Ouro de Sant’ana, dentre outras
No primeiro encontro, que acontece no dia 21 de setembro, o economista e escritor Eduardo Giannetti abordará o sentimento errôneo de inferioridade dos brasileiros em relação aos estrangeiros e como isso impacta as iniciativas socioambientais nacionais na palestra “O elogio do vira-lata”. Com PhD em Economia pela Universidade de Cambridge e ganhador de dois prêmios Jabuti, o também membro da Academia Brasileira de Letras compartilhará seu amplo conhecimento para demonstrar que não é necessário copiar iniciativas vindas de outros países para ser desenvolvido neste âmbito, evidenciando a cultura e identidade únicas do Brasil como fatores cruciais no desenvolvimento de modelos exitosos próprios.
Já na semana seguinte, em 28 de setembro, a pesquisadora de culturas alimentares e TEDx Speaker Patty Durães conduzirá o bate-papo “Sabores e surpresas dos biomas brasileiros”, focando no porquê as marcas que fazem bem para o Brasil, também fazem bem para a nossa saúde. Nele, a atual coordenadora pedagógica da escola Gastronomia Periférica mostrará como podemos nos alimentar com o que há de melhor na biodiversidade brasileira, sem prejudicar o planeta, apoiando marcas sustentáveis que utilizam produtos dos biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Pampas, incluindo uma degustação de alguns produtos comercializados na Casa.
Além das palestras e degustações, que serão abertas ao público em geral, a Casa Santa Luzia disponibilizará também 04 modelos de cestas especiais, a serem comercializadas especialmente neste período.
Inspiradas nos momentos do dia apresentados por Caetano Veloso em “Canto do Povo de um Lugar”, elas celebram a vida com produtos que resumem a inspiração para o evento, trazendo marcas que se preocupam com a saúde das pessoas atrelado ao uso inteligente das riquezas naturais do nosso país.
A “Todo dia o sol levanta” é composta por doce de umbu orgânico Gravetero, creme Barutella, café moído Kaynã, queijo Serra Canastrinha, chá misto orgânico blend relax Du Jardim e farinha de tapioca flocada Manioca.
Na “Fim da tarde a terra cora”, os clientes contam com bebida Kombucha de jabuticaba Cia dos Fermentados, cajuína Tradicional, biscoito de polvilho salgado Globo, geleia de taperebá Manioca e chocolate Rio Cassiporé 70% cacau Luisa Abram.
Fechando as cestas, a “Quando a noite a lua mansa” vem com duas opções, sendo a primeira com feijão manteiguinha Bom Gosto, molho para saladas orgânico de cupuaçu e vinagre Soul, palmito de açaí orgânico Schultz e cerveja Praya Witibier. Já na segunda cesta, arroz protein Pilecco Nobre, cogumelo desidratado Yanomami, cerveja Praya Witibier e azeite extra virgem Ouro de Sant’ana.
Ambos os eventos acontecem das 18h30 às 20h nas datas mencionadas, com entrada gratuita, e já aceitam inscrição através do link abaixo, sujeito a disponibilidade. Vagas limitadas.
Endereço: Alameda Lorena, 1471 – São Paulo
Tel.: (11) 3897-5023, (11) 3897-5012 ou (11) 3897-5013