Pela primeira vez, a DW! Semana de Design  acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 8 de setembro. O evento – considerado o maior festival urbano de design da América Latina –  que ocupa as ruas de São Paulo desde 2012 , em sua primeira edição carioca, aporta exclusivamente no CasaShopping (o maior do setor na América Latina) com a participação de mais de 60 lojistas, além de diversos talks sobre arquitetura, design e urbanismo, instalações de arte, site specifics, lançamentos de móveis, produtos e revestimentos e uma edição exclusiva da Feira na Rosenbaum. A realização do festival faz parte da comemoração de 40 anos do CasaShopping, que completa quatro décadas em setembro. A novidade foi apresentada hoje durante um almoço  na High end Experience, na  Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1380 – Jardim América, em São Paulo.

Segundo Lauro Andrade, idealizador e CEO da DW!, “Nossa chegada ao Rio de Janeiro está cercada de boas expectativas pela maturidade e criatividade do mercado local, somadas às referências marcantes na cultura, na história, na arquitetura e no urbanismo da cidade. É uma grande oportunidade de novas conexões com marcas, criativos e profissionais com potencial de projetos e negócios”, aposta Andrade.

 

Lauro Andrade foto Tânia Müller

Para Flavia Marcolini, diretora-presidente do shopping,“A DW! promove a cultura do design, conectando áreas como decoração, arquitetura, arte, urbanismo, inovação e sustentabilidade. É, portanto, um evento em total sinergia com nossos valores. Trazer a DW! para o CasaShopping é uma forma de receber o público para celebrar conosco nossa trajetória de sucesso”, enfatiza .

Serão mais de 60 ações ao longo dos seis dias do evento que terá a arte como um dos grandes destaques. Nas áreas comuns do shopping, três grandes instalações impactantes prometem surpreender, e encantar, os visitantes. O artista plástico Marcelo Jácome traz o seu famoso Planos-Pipa para o mall com a montagem de uma enorme pipa sob a Onda Carioca, a estrutura arquitetônica que desde 2014 é a marca registrada do mall, criando ali um site specific. A curadoria é de Marc Pottier.

“Existe uma permeabilidade interessantíssima e pouco convencional nessa arquitetura um tanto permeável, em forma de onda, que ao mesmo tempo é céu. Minha ideia é fazer com que Planos-Pipa se estruturem na parte mais aberta da arquitetura, onde poderá ser vista a partir dos variados percursos que o entorno da obra sugere. É a primeira vez que Planos-Pipa será montado quase que ao ar-livre”, explica o artista.

Em outro ponto da Onda Carioca, a brincadeira de criança – em grandes proporções – é outra… o barquinho de papel. Na obra do artista plástico paraibano Rabi Araújo, o papel dá lugar ao zinco usado para construir um barco com mais de cinco metros de extensão.

Um pouco antes da Onda, em frente à Trançarte, fica a terceira instalação artística: Caleidoscópio, do artista plástico Rafael Vicente. Uma obra que oferece uma imersão visual e espacial transformando uma pintura bidimensional em uma experiência tridimensional. Com estrutura multifacetada, a escultura convida os espectadores a percorrerem um labirinto de formas e direções. Cada ângulo é um reflexo dos múltiplos horizontes e planos extraídos da pintura do artista, transformando a arte em uma experiência tridimensional que se desdobra diante dos olhos do espectador.

 

Outra atração imperdível é a Feira na Rosenbaum, que volta ao Rio, com toda sua diversidade cultural, exibindo as criações plurais de objetos de design, peças de decoração, moda e itens para casa de cerca de 60 expositores entre artesãos, designers e estilistas independentes de todas as regiões do país. Muitos deles oriundos de comunidades criativas tradicionais.

 

A programação  conta ainda uma série de palestras diárias que devem ocupar o auditório do CasaShopping entre 12h e 14h. Abrindo os DW! Talks, no dia 3 de setembro, já estão confirmados os artistas plásticos Marcelo Jácome e Marc Pottier.

Além da programação oferecida pelo CasaShopping, 60 lojistas também estão aproveitando a DW! para fazer seus lançamentos, montar exposições e tornar ainda mais rica a experiência da DW! Tour Rio de Janeiro. Confira algumas das atrações já confirmadas nas lojas:

 

Novo Ambiente: a loja aproveita para apresentar as novidades de seu portfólio lançando algumas novas linhas. Dentre as peças lançadas estão as poltronas do designer carioca Maurício Marquez, carregadas de brasilidade e inspiradas na cultura indígena.

 

Azul Milano: a arquiteta Mariana Monnerat assina o lançamento de objetos e móveis – e lança as novidades apresentadas pela marca na última Semana de Design de Milão. A empresa se destaca pela extração e manufatura de pedras naturais brasileiras, como o quartzito azul macaúbas.

 

Tanto: o arquiteto Celso Rayol, da Cité Arquitetura, conta em palestra como foi o desenvolvimento da série Milo, criada para a Eliane Revestimentos. A coleção é composta de porcelanatos cujos padrões resgatam memórias afetivas das casas brasileiras e acaba de ser reconhecida na premiação internacional AZ Award 2024.

 

Lumini: lança uma coleção de luminárias criadas pela arquiteta Lia Siqueira,, desenvolvidas sob a curadoria de Clarissa Schneider. No lançamento, a luminária Vista cria uma atmosfera Marítma. Além de Lia e Clarissa, estará presente Fernando Prado, diretor criativo da Lumini e um dos designers mais premiados do Brasil.

 

Way Design: a loja faz uma homenagem aos 10 anos da poltrona Benjamin, peça criada por Sergio Rodrigues, que nunca chegou a ver a obra pronta, pois morreu um pouco antes. A história da peça e o modo de produzi-la serão mostrados numa instalação assinada pelos arquitetos Fábio Bouillet e Carol Freitas, da BF+ Arquitetos. O designer Fernando Mendes, que dirige o Instituto e o Atelier Sergio Rodrigues, participa de um bate-papo sobre o móvel.

 

 

DW! De 3 a 8 de setembro de 2024

Entrada Franca

Horário: segunda a sexta 10h às 20h/ domingos e feriados 14h às 20h

Av Ayrton Senna, 2150. Barra da Tijuca