A Labraflora, empresa sediada na cidade de Jussara, em Goiás lançou no mercado varejo as Castanhas de Baru Torrada com sal e sem sal, A Castanha de Baru da Labraflora é um superalimento rico em nutrientes e alto teor de proteínas, cultivado de forma sustentável no bioma cerrado brasileiro. Com um sabor singular e delicioso é uma excelente opção para ser consumido como um snack, para uso culinário, para compor lanches intermediários e até acompanhar um drink nestes dias de jogos.
A árvore do baru, o baruzeiro é nativa do cerrado brasileiro, rico em vitaminas e antioxidantes, podendo ser utilizado para fins diversos, medicinais, cosméticos e culinários. Traz o nome popular baru, como o mais conhecido, mas também é chamado de cumbaru, cumaru, barujo, entre outros. O nome científico é Dipteryx alata.
Segundo a dra. Natália Colombo, Nutricionista Clínica Funcional, Mestre em Nutrição pela USP e diretora da Clínica NCnutre, os principais benefícios nutricionais “Apesar de ser uma castanha ainda pouco conhecida pelo consumidor e um consumo ainda incipiente, a castanha de baru tem propriedades muito importantes em termos de gordura mono e poliinsaturadas, gorduras que tem efeitos muito positivos em nosso organismo, com capacidade anti-inflamatória importante, efeitos antioxidantes, conseguem atuar na prevenção de uma série de doenças como arteriosclerose, doenças cardiovasculares e a melhora da parte cognitiva prevenindo doenças como Alzheimer e diabetes. Além disso, é riquíssima em Vitamina E, um dos antioxidantes mais potentes que temos no organismo, que atua de diversas maneiras, prevenindo alguns tipos de câncer, previne a oxidação do LDL. Outras propriedades importantes do baru são: zinco, ferro, quantidade importante de magnésio, potássio e esses nutrientes ajudam a equilibrar o organismo e principalmente atuar como anti-inflamatório, principalmente na atualidade onde as pessoas têm uma alimentação muito inflamatória com muitos alimentos industrializados e uma dieta que sempre tende a aumentar o grau de inflamação do organismo. Por ser da família das oleaginosas, ela tem um baixo índice glicêmico, o que é muito interessante para ser utilizado em lanches intermediários e consegue agregar uma série de valor nutricional, quando acrescentado a algumas refeições diárias, e também é interessante eu o baru tem um sabor característico e pode ser usada intercalando com outras castanhas, mais uma opção super nutritiva até para as pessoas conseguirem variar cada vez mais o consumo.” disse
Em embalagens de 30g, 100g e 500g e 1kg. Vale a pena conferir pela loja virtual própria: https://www.lojalabraflora.com