Perto de completar 30 anos – a marca foi criada em 1995 por Alberto Hiar e Igor Cavalera –, a Cavalera segue captando novidades da vanguarda, enquanto mantém na essência o espírito livre, contestador, bem-humorado e corajoso ao retornar às passarelas depois de um hiato de quatro anos (o último desfile aconteceu em outubro de 2019). Partindo do desejo de trazer de volta a marca aos holofotes, Alberto Hiar convidou o costume designer e stylist Victor Miranda para cocriar as peças que compõem o inverno 2024. Intitulada Desejo, a coleção vem inspirada na arte inflável, que evoca o que Hiar chama de surrealismo pop, e na própria história da marca, muito bem guardada na memória afetiva de Miranda. O desfile aconteceu~na Praça das Artes, em plena Avenida São João.
Streetwear, jeans e alfaiataria se cruzam em formas amplas e desconstruídas, ora exageradas em meio a modelagens mais secas. Perto do brilhoso, o opaco. Entre o preto e o branco, as cores. Nem os acessórios escapam à manipulação das proporções. Aquele jogo: parece, mas não é. Destaque para as peças desenvolvidas em parceria com o designer Diego Gama que, em um experimento têxtil, criou peças tramadas artesanalmente com bexiga, couro, além de sobrepor ao jeans e ao moletom, o silicone, conferindo uma textura única. A águia bicéfala da logomarca passa a ocupar (muito) mais espaço e a Turma da Mônica (uma parceria com o estúdio de Maurício de Souza) faz uma imersão no mundo do streetwear por meio de estampas divertidas.
Toda a coleção estará disponível para compra, nos canais online da marca. Já as peças mais elaboradas serão vendidas sob encomenda.
A Cavalera abriu espaço no desfile para a apresentação das marcas Riddim Clotthing, de Mônica Barboza, e Dellum, de Brum Dellum. Alberto Hiar conheceu os dois estilistas no Projeto Periferia Inventando Moda, que visa dar visibilidade a estilistas da periferia e mostrar que a moda pode ir muito além da roupa.