No dia 31 de outubro (terça-feira), das 19h às 22h, o Centro Terapêutico Máximo Ravenna de São Paulo promove um Colóquio de Psicanálise para debater a “Clínica do Excesso: as compulsões na contemporaneidade”. O evento reúne grandes nomes do cenário psicanalítico, como a francesa Martine Lerude e brasileiro Paul Kardous, e acontece na clínica localizada na Avenida Rebouças, 3875, no Jardim Europa. A mesa redonda é composta ainda por Mônica Veras, Angela Baptista, Larissa Ornellas e Francisco Garzon, terapeuta da clínica.

 

Conheça os profissionais:

A psiquiatra e psicanalista francesa Martine Lerude é membro da Associação Lacaniana Internacional desde 1982. De 2007 a 2017 foi presidente desta instituição. Autora de numerosos artigos sobre Adolescência, o Feminino e Adicções. Atualmente, é considerada uma psicanalista contemporânea que se debruça sobre a questão das compulsões de uma vida em maneira geral. Viveu durante 15 anos em Berlim, é uma referência na Europa.

 

Paul Kardous é psicanalista, psicólogo e mestre em comunicação em semiótica. Cursou psicologia clínica e psicopatologia na Paris V Sorbonne. Atuou como professor de Psicologia do Usuário na Faculdade FAAP e Comunicação e Semiótica. Professor da PUC no Cogeae, curso de pós-graduação Clínica da Cultura: semiótica psicanalítica membro da Associação Livre e da Internacional do Fórum do Campo Lacaniano. Experiência clínica desde 1987 em seu consultório particular como psicanalista. Autor do Livro Impotência Sexual – O Real, O Simbólico e o Imaginário, Casa do Psicólogo, Autor de um capítulo no livro: Semiótica Psicanalítica: Clínica da Cultura, organizado por Lucia Santaella e Fani Hisgail, Iluminuras, Diversos artigos em revistas e algumas entrevistas na TV.

 

Para participar do Colóquio de Psicanálise o investimento para profissionais é de R$ 150 e para estudantes de R$ 70. Os pacientes da clínica possuem gratuidade. Informações adicionais sobre o Fórum de Psiquiatria podem ser encontradas no telefone (11) 5054-4200,