Chef Morena Leite cria menu Sabores selvagens no Capim Santo, com sabores da Amazônia em parceria com os chefs paraenses Ofir Oliveira e o chocolatier César de Mendes

 

Essa é a proposta do “Menu da Floresta”, uma homenagem à culinária do Estado do Pará e uma viagem sensorial pelos sabores amazônicos,  que  tem quatro tempos (R$ 110 por pessoa) e ficará disponível de o dia  19 de dezembro, apenas durante o jantar, no restaurante Capim Santo, nos Jardins.

Como entradas, as dicas são os petiscos pata de caranguejo, croquete de pato e vol au vent de banana com surubim. Como pratos principais, os chefs propõem o Caribé (caldo da caridade, feito com farinha, água e espinhaço de peixe) e o Peixe à Capitoa (robalo com molho arubé – tucupi, lula e polvo frescos, servido com arroz).

Para finalizar, a tentação fica a cargo do Bolinho de castanha-do-Pará fresca com creme intenso de chocolate do Jari. Sobremesa feita com amêndoas de cacau selvagem da Floresta Amazônica e produzidas de forma sustentável pelo chocolatier César de Mendes, em parceria com as comunidades e populações tradicionais. Considerado uma espécie de “Indiana Jones” do cacau, De Mendes parte em expedições para descobrir variedades selvagens na Amazônia. Explorador voraz da região, De Mendes, que é engenheiro químico de formação, descobre qualidades sensoriais e sabores frutados que só existem na floresta. “Cada chocolate é diferente um do outro e tem terroir específicos, como os vinhos. Há vários biomas dentro da Amazônia: cerrado, floresta densa, várzea alta e baixa, solos diferentes. O homem ainda não a conhece totalmente”, explica De Mendes.