Você sabia que algumas atitudes simples podem ajudar a economizar combustível, além de aumentar a vida útil dos componentes do motor do carro – e, consequentemente, fazem o motorista gastar menos dinheiro? Para isso, é preciso apenas mudar alguns hábitos enquanto dirige. O chefe de engenharia da Ford América do Sul, João Filho, lista algumas dessas dicas abaixo.
- Engana-se quem pensa que andar com combustível na reserva faz o carro gastar menos! Pelo contrário – essa atitude pode prejudicar o funcionamento do veículo. Ao manter um nível baixo de combustível, qualquer impureza presente no fundo do tanque pode ser transportada para os bicos injetores, podendo entupí-los e causando falhas no motor.
- Para evitar essas falhas, o ideal é deixar o tanque cheio ou, no máximo, na metade de sua capacidade. Além de não transportar as impurezas aos bicos injetores, essa prática concentra um menor volume de ar no reservatório, o que evita a evaporação do combustível.
- Em veículos com injeção eletrônica, a gasolina ou o álcool também são responsáveis por refrigerar a bomba de combustível. Quando há um nível baixo de combustível, a refrigeração pode ser reduzida, causando a danificação da bomba. Caso o equipamento pife, o carro não volta a funcionar até que o item seja substituído.