Maria Julia Riquelme, diretora comercial do Pro Chile, esteve recebendo no lounge do Chile , nesta edição da Apas Show 2018 , uma das mais importantes feiras de supermercados do mundo.” Esta  é  a nossa sexta participação no evento, estamos com dezenove empresas chilenas,  é a maior delegação nacional, com  treze vinhedos, dois exportadores de castanhas, dois de frutos do mar, um de leite vegetal e outro de alimentos processado  Neste ano estamos comemorando 40 anos de presença neste mercado brasileiro tão importante para as exportações chilenas . Em  2016, o Chile exportou US$ 2.964 milhões para o Brasil, sendo os alimentos, os principais produtos, com remessas superiores a US$ 1milhão. Graças a esses resultados, o mercado brasileiro ocupou o quarto lugar em embarques de alimentos do Chile para o mundo, com 6,3% do total e o primeiro na América Latina.

 

No setor. Food, o Chile alcançou em 2017 no setor de  embarques para o Brasil US $ 1.013 milhões, um aumento de 5% sobre o ano anterior, superando a barreira de um bilhão de dólares.

Este crescimento foi impulsionado pelas vendas de salmonídeos, que totalizaram US $ 582 milhões em 2017, com um adicional de US $ 58 milhões em exportações em 2016. Outros produtos do setor que registraram aumentos significativos das exportações para o valor Brasil foram: Nuts (+ US $ 7 milhões), óleo de oliva (+ $ 7 milhões), tomate processado (+ R$  6 milhões), alho fresco (+ $ 5 milhões) , carmenère  e vinho engarrafado (+ US$ 4milhões).

O Brasil se tornou um dos principais mercados de destino dos vinhos chilenos. Em 2016, as exportações atingiram US $ 123 milhões, representando um aumento de 8% em relação  a 2015

Segundo dados da Vinos de Chile, durante os primeiros seis meses deste ano, o Brasil ocupa posições de liderança em termos de destino, sendo o segundo com o maior crescimento em vinho engarrafado.. A relevância desta amostra está no seu efeito multiplicador, capaz de atingir desde São Paulo até vários estados brasileiros. Os principais aumentos nas exportações em 2016 foram em vinhos, azeites e salmão. 

Outro ponto foi o fato dos produtores de trufas negras chilenas, terem vindo ao Brasil, a convite  do Pro Chile, que originou um gatilho  positivo  para o trabalho realizado pelas autoridades de saúde e Direcon-ProChile, o que permitirá aumentar suas exportações e diversificar os mercados. Atualmente a trufa é produzida entre as regiões de O’Higgins e Aysén. “Essa participação nos permite continuar com o compromisso de chegar à mesa dos brasileiros com qualidade, segurança, rastreabilidade e sabor natural dos produtos chilenos a este grande mercado”,  concluiu a executiva