Cinco golfinhos da espécie nariz de garrafa nasceram no Discovery Cove no último mês: Kona, fêmea, nasceu em 3 de agosto, sua mamãe se chama Roxy; Titan, macho, nasceu em 6 de agosto, sua mamãe se chama Calypso; Nero, macho, nasceu em 7 de agosto, sua mamãe se chama Nueces; Star, fêmea, nasceu em 14 de agosto, sua mamãe se chama Stella; e Storm, nascido em 2 de setembro, sua mamãe se chama Hailey. O sexo de Storm ainda não foi identificado.
Ao nascer, cada filhote pesava aproximadamente 15 quilos e tinha cerca de um metro de comprimento. Cada bebê é amamentado durante vários minutos de hora em hora e 100% de sua nutrição vem do leite de suas mães.
“O nascimento de um animal é um momento muito especial para a nossa equipe, e termos cinco bebês em um curto espaço de tempo é algo emocionante, ” disse Gina McDaniel, treinadora de animais do Discovery Cove. “A última vez que tivemos tantos nascimentos próximos foi em 2009, então essa é uma época muito feliz para os nossos golfinhos e nossa equipe. “
As novas mamães estão muito atenciosas, mantendo seus bebês próximos e nadando constantemente para criar uma “corrente de deslocamento”, no qual os filhotes podem nadar mais facilmente, gastando o mínimo de energia possível. Poucas horas após os nascimentos, as caudas e as barbatanas dorsais – macias e flexíveis no momento do parto – gradualmente vão endurecendo, o que os ajuda a nadar por conta própria.
“Calypso, Nueces, Stella e Hailey são mães de primeira viagem, então a Roxy foi um ótimo modelo para elas, ” disse McDaniel. “Os golfinhos são animais extremamente sociais, então é comum que as novas mamães recebam ajuda das mais experientes. “
Os bebês ficarão perto de suas mães por um tempo e em breve terão a oportunidade de interagir e brincar um com os outros, conhecer as outras mães e eventualmente ser introduzidos aos grupos sociais dentro do parque.
A equipe de treinadores e veterinários do parque estão monitorando os filhotes e suas mamães 24 horas por dia, controlando seus níveis de respiração, amamentação e progresso geral. As informações obtidas pelo Discovery Cove serão compartilhadas com instituições zoológicas no mundo todo.
“Nós estamos em uma posição única ao poder observar de perto e documentar as características fisiológicas e comportamentais dos golfinhos, pois colaboramos para a comunidade científica com informações sobre o seu parto, amamentação e outros hábitos,” disse McDaniel. “Esses dados são especialmente importantes para pesquisadores e organizadores de resgate que trabalham com esses animais na natureza. Por exemplo, é difícil entender ou determinar o motivo pelo qual a população de golfinhos está diminuindo repentinamente, ou porque um golfinho foi encontrado encalhado na praia. Por meio da nossa pesquisa, observação e informação, nós ajudamos a estabelecer uma base do que pode ser considerado normal. ”
Os visitantes do Discovery Cove poderão ver em breve algum dos golfinhos bebês nadando em uma das lagoas do parque nas próximas semanas, mas a equipe ainda não anunciou quando eles poderão ser vistos diariamente.