O maior encontro de sustentabilidade e inovação da América Latina, Winds For Future 2022, teve grande movimentação no sábado (24) e hoje domingo (25), a expectativa é que cerca de 20.000 pessoas participem das atividades propostas pelo festival.
A programação multicultural agitou as areias da praia do Cumbuco, que se transformaram em uma passarela para um desfile exclusivo para apresentar a coleção sustentável “Solar Minds”, assinado pela marca Bikiny Society em collab com a Kite Coat e Green Bag Brasil. O momento foi apresentado por Cláudio Silveira, um dos fundadores do W4F e responsável pela criação e montagem da “Cidade dos Ventos”, megaestrutura que engloba o festival.
No processo de produção, as marcas tiveram o desafio de desenvolver e elaborar roupas com bossa e um criativo lifestyle com matéria prima feita a partir da reutilização de pipas de kitesurf. “Com nosso olhar voltado para o mar, trazemos cores vibrantes e acentuadas. Nuances cromáticas que se assemelham a um mar de pipas dançantes no céu. Shapes cheios de design, recortes e sobreposições trazem versatilidade e possibilidades a essa moda que vai para além das praias”, reforçou a Bikiny em seu texto-manifesto sobre a coleção.
O W4F contou com um painel especial. Em “Década do Oceano: a próxima onda de inovação”, o assunto foi discutido com o COO do movimento global “Voz dos Oceanos”, João Amaral, que recebeu Célio Fernando Bezerra Melo (Casa Civil do Ceará) , Artur Bruno (Semace) e Gabriella Romero (APSV).
O ESG, sigla que tem tradução livre para governança ambiental, social e corporativa, e que norteia a agenda corporativa mundial, também foi pauta aprofundada nos painéis de sábado, como o conduzido por João Justo (Nina HUb), Eduardo Freire (FWK), Camila Forte (LAB Inovação Senai Ceará), onde eles mostraram que o termo já é uma realidade e não somente o futuro das empresas. Em “Soluções para acabar com a pobreza”, o público foi agraciado com uma discussão embasada pelas bagagens de nomes como Ticiana Rolim (Somos Um), Joaquim Melo (Banco Palmas), José Macêdo (Cientista Chefe dados Estado Ceará) e Gabrielle Araújo (Empreendedora social). Quem também contribuiu para o tema foram Gustavo Silva, Diretor de Operações da Qair Brasil, e Beatrice Cordiano, cientista de bordo e especialista em sustentabilidade do Energy Observer.
As inovações em saúde também marcaram a programação dos dois palcos de discussão. No espaço LATAM, o CEO do Grupo ICC, Pedro Meneleu, conduziu os painéis “Cuidado Personalizado na Saúde”; e “O impacto da tecnologia para democratizar o acesso à saúde”, este último também com Albery Dias, diretor de serviços farmacêuticos da Pague Menos.