A Comissão Europeia de Turismo (ETC) é representante de alguns destinos europeus como Espanha, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Mônaco, Noruega e Flanders. Estes destinos estarão presentes na edição da feira em 2016. É a solidificação da participação cada vez mais internacional em Gramado.
Segundo a vice-presidente da comissão no Brasil, Elvira Marcos Salazar, eventos como o Festuris são oportunidades importantes para reforçar o relacionamento com o trade do Brasil e impulsionar os destinos europeus, gerando negócios.
“Esta ação é de grande importância para o mercado de turismo brasileiro já que este representa fatia importante dos turistas que chegam ao continente europeu. Estamos sempre pensando em ações e parcerias visando o desenvolvimento do turismo entre Europa e Brasil”, afirma Elvira.
Na última edição, em 2015, a Feira de Turismo em Gramado reuniu representantes de destinos de todos os continentes do globo com impacto de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Em 2016, o evento ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park.
O ano é importante para o feira que chega para a sua 28ª edição com uma novidade: a criação do Espaço Luxury. Esta ideia vem sendo pensada pela direção do evento há alguns anos, e estará sendo colocada em prática em 2016.
O Espaço Luxury estará dentro da feira em um formato exclusivo e receberá marcas que trabalham com o segmento luxo, além de convidados, especialistas e compradores deste mercado. Algumas novidades, parcerias e características do espaço serão apresentadas pela direção da feira durante os meses que antecedem o evento.
“Estávamos esperando o momento ideal para lançarmos este espaço diferenciado dentro da feira. Mesmo com a crise econômica o segmento de luxo não apresenta flutuações. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, diretora do FESTURIS (na foto em destaque)