A Black Friday é esperada por todos, este ano mais o que nunca, pois após um período de perdas gigantes, em quase todos os segmentos, a hora é de alavancar as vendas e fechar o ano com o melhor resultado possível. Para isso seu produto não pode ser mais um no ponto de venda, seja ele online ou presencial. Ele precisa estar em destaque.
Francilene Feitosa, especialista na área e CEO da Tradeup Consultoria em Trade Marketing, indica o que fazer para colocar seu produto em destaque:
- Exposição na gôndola – neste momento é importante que seu produto esteja bem posicionado na gôndola. Dê preferência com a exposição de todo portifólio da marca, devidamente precificado, com splash de preço no item e com a oferta que uma Black Friday pede.
- Aproveite a Black Friday ao máximo – descontos e exposições diferenciadas como ilhas, ponta de gôndola e aplicação de materiais de merchandising, chamam atenção do consumidor. Estas ações de visibilidade podem ser adotadas durante todo o período, antecedendo a data, e em especial no dia da Black. É o momento de explodir com as vendas.
- A data é para todos – para todos os produtos de qualquer segmento, existe uma recomendação de trade, seja uma exposição, uma campanha de vendas, uma experiência no PDV. E são nestes períodos de maior impacto nas vendas, que a criatividade fala mais alto. É muito importante que todas as estratégias do Trade Marketing sejam alinhadas às estratégias de vendas da empresa durante todo o ano.
- Black Friday online – neste caso, devemos explorar os APP’s, banners Pop-up com os descontos, parcerias como Marketplace, ações como Compre e Ganhe, Cupons e Mimos junto a entrega.
Vale ressaltar, conforme aponta a especialista, que os investimentos com ações para esta data devem estar previstos no budget anual. Pois é alta a expectativa de vendas neste período. E já faz parte do calendário sazonal.