As três alianças globais de companhias aéreas oneworld®, SkyTeam e Star Alliance, em nome de suas companhias aéreas membros, estão convocando governos e stakeholders a tomar medidas para aliviar os desafios sem precedentes enfrentados pela indústria aérea global em meio à pandemia de COVID-19.
As três alianças globais, que representam quase 60 companhias aéreas em todo o mundo e que contribuem com mais da metade da capacidade global das empresas aéreas, estão apoiando fortemente um pedido da International Air Transport Association (IATA) para que os órgãos reguladores suspendam as regras de uso de slots para a temporada de verão no Hemisfério Norte em 2020, já que a indústria aérea sofre reduções extraordinárias na demanda de passageiros.
As alianças dão boas-vindas às medidas tomadas nos últimos dias por alguns órgãos reguladores, que suspenderam temporariamente as regras de slots e estimularam outros órgãos a seguir o exemplo imediatamente. Elas também solicitam que seja considerada a extensão das suspensões por toda a temporada operacional.
O impacto do Covid-19 na indústria aérea é significativo, com a IATA estimando em até US$ 113 bilhões as perdas de receitas oriundas de passageiros das companhias aéreas globais. Espera-se que o impacto tenha um efeito cascata na cadeia de valor que suporta a indústria aérea. O cenário de perda de receita prevista não inclui restrições de viagem impostas recentemente pelos Estados Unidos e outros governos. As restrições dos Estados Unidos a passageiros da Área de Schengen pressionarão o mercado EUA-Schengen, avaliado em mais de US$ 20 bilhões em 2019.
Para aliviar as imensas pressões enfrentadas pelas companhias aéreas no atual ambiente operacional, e em apoio à declaração da IATA de 12 de março, as três alianças pedem que os governos do mundo inteiro se preparem para os amplos efeitos econômicos das ações adotadas pelos países para conter a disseminação do COVID-19 e avaliem todos os meios possíveis para ajudar a indústria aérea durante esse período sem precedentes.
As alianças também apelam a outros stakeholders para fornecer apoio. As operadoras aeroportuárias, por exemplo, são instadas a avaliar as taxas de embarque para mitigar a pressão financeira pelas companhias aéreas, devido a um severo declínio na demanda de passageiros.
Rob Gurney, CEO da oneworld, afirmou: “Durante esse momento de dificuldade e incerteza, é importante que a indústria aérea trabalhe ainda mais próxima dos stakeholders para mitigar impactos adversos do vírus e colaborar em áreas que estão sob nosso controle. Os governos devem implementar as medidas que considerem necessárias para conter a disseminação do COVID-19 e devem estar preparados para as implicações econômicas em larga escala que resultarão dessas medidas.”
Kristin Colvile, CEO e diretor geral da SkyTeam, afirmou: “O impacto humano e financeiro que o surto de COVID-19 está causando na indústria de aviação não tem precedentes. A SkyTeam, com seus parceiros de aliança e em nome das companhias aéreas associadas, está pedindo a todas as instituições envolvidas e stakeholders da indústria que enfrentem esse momento com medidas de exceção. Isso inclui ações como alívio de slots, redução de taxas de voo e aeroportuárias.”
Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance, afirmou: “As circunstâncias sem precedentes desencadeadas pelo surto de coronavírus representam uma ameaça existencial não apenas para a indústria aérea, mas de maneira geral para o trade e para o comércio global, e para a conectividade social. À medida que as companhias aéreas expandem seus limites para gerenciar a crise, é igualmente crítico para os governos e stakeholders evitar encargos adicionais e adotar medidas, como alguns já adotaram, que garantirão o futuro da indústria de viagens.”
As companhias aéreas membros das três alianças globais implementaram medidas urgentes para lidar com o impacto do COVID-19, como reduções de capacidade muito significativas, iniciativas de economia de custos e aprimoramento dos procedimentos de limpeza e de atendimento ao cliente.
Enquanto elas estão respondendo proativamente para mitigar impactos adicionais diante de um contexto de políticas em rápida mudança, é imperativo que sejam apoiadas por governos e stakeholders, que podem desempenhar um papel vital no alívio de pressões sem precedentes enfrentadas pelas companhias aéreas globais em tempos extremanente difíceis.