O Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB será realizado de 19 a 21 de setembro na cidade de São Paulo. Esta 23ª edição teve um número recorde de inscrições: são 650 amostras – 15% a mais do que no ano passado, de treze Estados brasileiros e do Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Maranhão e Distrito Federal.
Na categoria dos destilados a cachaça ocupa lugar de destaque como bebida produzida à base de cana de açúcar. Nessa categoria também estão produzidos com bagaço de uva (grappa), de vinho (Brandy ou conhaque), gins, vodcas, licor, tequila e rum. Já na categoria dos vinhos, serão selecionados vinhos Brancos Tranquilos, Tintos Tranquilos, Secos, Rosados Tranquilos e Espumantes Brancos, Rosados ou Tintos.
As amostras serão provadas às cegas e as que obtiverem as respectivas pontuações necessárias receberão os seguintes prêmios: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.
Presidido pelo jornalista Eduardo Viotti, o corpo de jurados conta equipes de degustadores e jornalistas especializados em cada uma das categorias como enófilos, jornalistas, influencers e compradores, entre eles: Agilson Gavioli, Álvaro Cézar Galvão, Amarilis Bertachini, Cristiane Faria, Irineu Guanier, Jairo Martins, João Almeida, Joel Silveira Leite, Laércio Zulu, Leandro Dias, Léo Albertino, Marite Dal’osto, Rafael Bernardoni, Renato Frascino e Rodrigo Sepulveda.
O evento conta com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG, do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça) e da SP Vinhos.